segunda-feira, 5 de maio de 2014

Modelo de texto dissertativo

Dissertar é um hábito que devemos desenvolver com muita leitura e prática. Por isso, sempre que posso, me coloco no lugar de aluno para exercitar a escrita e argumentação.

A SOCIEDADE E A ÉTICA

A base para a formação da sociedade está nos valores e tradições que são acumulados ao longo do tempo e que variam de acordo com a época e o lugar. Sendo assim, o comportamento ético de um indivíduo deve adequar-se àquele grupo ao qual pertence, de maneira que suas atitudes sejam relevantes e não infrinjam as normas de conduta vigentes.
É importante ressaltarmos que para haver equilíbrio no convívio grupal, é necessário o respeito ao direito alheio, já que existe uma interdependência entre os integrantes de um mesmo ambiente social. A ética norteia forma de agir, ou seja, a maneira que o ser humano deve se portar diante das situações, considerando a sua vontade e não desprezando a vontade do outro.
No entanto, o que temos visto é que a corrupção – presente até em atos triviais  – tem se popularizado de modo que o desrespeito se tornou prática freqüente no dia a dia das pessoas. E mais: percebemos um crescente comodismo e passividade frente a essas atitudes.

Diante disso, a consciência das liberdades individuais, direitos e deveres urge. Para que haja uma sociedade ética, consciente e participativa, é imprescindível que as ações humanas (inclusive as pequenas do cotidiano, como devolver um troco errado) visem ao direito do próximo, a fim de que sejam promovidos o respeito e a dignidade humana.

(Este texto foi resultado da leitura do livro "O que é ética, de Álvaro L. M. Valls")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.