terça-feira, 13 de maio de 2014

Exercícios sobre Orações Subordinadas Substantivas com gabarito

Sublinhe  as orações subordinadas substantivas e classifique-as.

1 - Minha mulher espera que eu volte cedo.
2 - Tivemos receio de que o prédio caísse.
3 - Urge que trabalhes.
4 - A verdade é que todos morremos.
5 - Necessito  de que me ajudes.
6 - O professor disse uma verdade: que todos serão aprovados.
7 - Desejamos que seus sonhos se realizem.
8 - Tenho esperança de que ela volte.
9 - Convém que você volte.
10 - Consta que os exames não serão difíceis.
11 - Somos favoráveis a que façam provas.
12 -Não sei se iremos.
13 - Recordo que deixei a carteira aqui.
14 - Foi anunciado que os namoros ficam proibidos dentro da escola.
15- Ocorre que isso não adianta nada.
16 -Parece que eles se entenderam.
17 - É bom que nos entendamos.
18 - Nosso desejo é que todos se entendam.
19 - Lembre-se de que há poucas vagas.
20 - Afirmo-te isso: que ninguém é bicho.
21 - Insisto em que tragas os objetos.
22 - Observava-se que muitos faltavam.
23 - Tenho medo de que o percas.
24 - É interessante que comecemos já.
25 - Imponho-lhe uma condição: que volte logo.
26 - Noticia-se que não haverá aula.
27 - Pensei que ele tivesse chegado.
28 - É preciso que tenhas paciência.
29 - Preciso de que me ajudes.

30 - Meu parecer foi que saísse mais cedo.

Confira suas respostas aqui.

2 comentários:

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.