terça-feira, 13 de maio de 2014

Exercícios sobre orações subordinadas substantivas

Gabarito

 Sublinhe as orações subordinadas substantivas e classifique-as. 
O.S.S. = Oração Subordinada Substantiva
 1 - Minha mulher espera que eu volte cedo. O.S.S. Objetiva Direta
2 - Tivemos receio de que o prédio caísse. O.S.S. Completiva Nominal
3 - Urge que trabalhes. O.S.S. Subjetiva
4 - A verdade é que todos morremos. O.S.S. Predicativa
5 - Necessito de que me ajudes. O.S.S. Objetiva Indireta
6 - O professor disse uma verdade: que todos serão aprovados. O.S.S. Apositiva
7 - Desejamos que seus sonhos se realizem. O.S.S. Objetiva Direta
8 - Tenho esperança de que ela volte. O.S.S. Completiva Nominal
9 - Convém que você volte. O.S.S. Subjetiva
10 - Consta que os exames não serão difíceis. O.S.S. Subjetiva
11 - Somos favoráveis a que façam provas. O.S.S. Completiva Nominal
12 - Não sei se iremos. O.S.S. Objetiva Direta
13 - Recordo que deixei a carteira aqui. O.S.S. Objetiva Direta
14 - Foi anunciado que os namoros ficam proibidos dentro da escola. O.S.S. Subjetiva
15- Ocorre que isso não adianta nada. O.S.S. Subjetiva
16 -Parece que eles se entenderam. O.S.S. Subjetiva
17 - É bom que nos entendamos. O.S.S. Subjetiva
18 - Nosso desejo é que todos se entendam. O.S.S. Predicativa
19 - Lembre-se de que há poucas vagas. O.S.S. Objetiva Indireta
20 - Afirmo-te isso: que ninguém é bicho. O.S.S. Apositiva
21 - Insisto em que tragas os objetos. O.S.S. Objetiva Indireta
22 - Observava-se que muitos faltavam. O.S.S. Subjetiva
23 - Tenho medo de que o percas. O.S.S. Completiva Nominal
24 - É interessante que comecemos já. O.S.S. Subjetiva
25 - Imponho-lhe uma condição: que volte logo. O.S.S. Apositiva
26 - Noticia-se que não haverá aula. O.S.S. Subjetiva
27 - Pensei que ele tivesse chegado. O.S.S. Objetiva Direta
28 - É preciso que tenhas paciência. O.S.S. Subjetiva
29 - Preciso de que me ajudes. O.S.S. Objetiva Indireta
30 - Meu parecer foi que saísse mais cedo. O.S.S. Predicativa



Muitos acertos? 

9 comentários:

  1. qual a resposta tivemos receio de que opredio caisse subjetiva indireta completiva nominal predicativo e apositiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos receio de que? De que o prédio caísse, receio é verbo = o.s.s objetiva indireta

      Excluir
    2. João, receio seria verbo se fosse conjugado "eu receio". Neste caso, receio é um substantivo abstrato ( = tivemos raiva, tivemos medo...)

      Excluir
    3. João, receio seria verbo se fosse conjugado "eu receio". Neste caso, receio é um substantivo abstrato ( = tivemos raiva, tivemos medo...)

      Excluir
  2. Olá!
    Tão somente coloquei o seu blog na minha lista de favoritos. E isto porque ele é muito completo e me ajuda muito quando na organização de exercícios para os meus alunos.
    Também sou professor da mais bela língua do planeta: Língua Portuguesa.
    Muito obrigado por compartilhar conosco.
    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Minha mulher espera que eu volte cedo

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.