Pessoal, segue um post com exercícios divertidos. Aproveitem.
Depois, é só conferir as respostas com o gabarito aqui.
Abraços.
☺ Leia esta tira de Laerte:
1) Identifique e classifique os sujeitos do 4 º quadrinho.
2) Indique os núcleos dos sujeitos e dê a classe gramatical dessas palavras.
3) Qual é o sujeito da oração ”A gente tem que parar...!”, do 3º quadrinho?
4) Agora, indique o núcleo do sujeito da oração acima.
5) Quem é o sujeito da frase “Não consigo parar de rir!”, do 2º quadrinho?
6) Que tipo de predicado há na frase do 4º quadrinho?
☺ Leia esta charge e faça as atividades propostas.
7) A palavra “apunhalado” apresenta dois sentidos no texto. Quais são?
8) Quem é o sujeito da frase “Eu não sou um porco-espinho...”?
9) Qual a classificação desse sujeito?
10) Transcreva a frase transformando-a em sujeito oculto.
11) No 2º balão, os verbos “sou” e “fui” fazem parte de qual verbo?
E esse verbo é Verbo de Ligação ou Verbo Transitivo?
12) Classifique o predicado da frase “Eu não sou um porco espinho...”
☺ Leia a tira seguinte.
13) Transcreva uma frase da tira acima que tenha sujeito indeterminado.
14) Suponha que a frase “...eu me mudei daqui ontem” tivesse seu sujeito substituído por “nós”. Como ficaria a frase?
☺Leia as frases e complete a tabela.
Frase
|
Classificação do Sujeito
|
Classificação do predicado
|
Classificação do verbo
|
a) Um artista e um cozinheiro fazem a sena.
| |||
b) Havia fatos ocultos naquela história.
| |||
c) Os meses passavam muito rápido.
| |||
d) Necessita-se de funcionários.
| |||
e) Muitas pessoas cantaram naquela festa.
| |||
f) Falaram ao professor sobre a prova.
| |||
g) Eles tinham feito a tarefa.
| |||
h) Ele está nervoso com a situação
| |||
i) O estudo promove o conhecimento.
| |||
j) Pedro chegou cansado do serviço.
| |||
k) Os alunos e os professores parecem animados.
| |||
l) A lição tornou-se simples.
| |||
m) O dia está quente.
| |||
n) Choveram ameaças no jogo.
|
☺ Coloque S para Período Simples e C para Período Composto
a( ) Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano.
b( ) Foi até a esquina, parou, tomou fôlego.
c( ) Depois que acontecera aquela miséria, temia passar ali.
d( ) Tomavam-lhe o gado quase de graça e ainda inventavam juro.
e( ) Não podia dizer em voz alta que aquilo.
REDAÇÃO: O horário de propaganda eleitoral é útil para o eleitor?
O
horário gratuito de propaganda eleitoral começou em 19 de agosto e se
estenderá até o dia 2 de outubro, em primeiro turno, devendo se
prolongar no país e nos locais onde houver segundo turno. Em tese, a
propaganda gratuita deve servir para que o eleitor conheça as ideias e
propostas defendidas pelos candidatos e partidos políticos, ajudando-o a
escolher em quem votar. Candidatos e partidos se digladiam para obter
maior tempo de TV e Rádio, na certeza de que isso é decisivo para serem
eleitos. No entanto, essa certeza tem sido questionada por pesquisas de
opinião pública, segundo as quais grande parte dos eleitores prefere não
assistir ao horário eleitoral. A questão divide opiniões, até porque a
propaganda tende a usar de artifícios para tornar os candidatos
atraentes, identificando-o com as expectativas do eleitor. Pois bem,
levando tudo isso em conta e consultando a coletânea, bem como seus
próprios conhecimentos, exponha sua opinião sobre o assunto, numa
dissertação. Em seu ponto de vista, para que serve a propaganda eleitoral?
Fonte do tema para redação: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/o-horario-de-propaganda-eleitoral-e-util-para-o-eleitor.jhtm
Preciso do gabarito por favor!!
ResponderExcluirelianesteinheuser@hotmail.com
Olá,
ExcluirHá um link no início do exercício para visualizar o gabarito. Mas, para facilitar, coloco aqui também.
https://docs.google.com/document/d/1kzz0lrvF6HuzFlvSq9pbpz_SL-CVIcoMJFQAG1LwbCs/edit
Malena souza Silva e só vc copia e vai mostrar logo nos documentos
ExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirAtividade bellíssima!!!
Obrigada.
ExcluirOlá professora! Gostei muito dos exercícios, mas tenho uma dúvida sobre duas questões do quadro:
Excluirj) e n) não seria verbo transitivo indireto nessas opções?
Parabéns!!!
ResponderExcluirAtividade bellíssima!!!
GOSTEI DEMAIS DO TRABALHO DE VOCÊS
ResponderExcluirAtividade muito boa!
ResponderExcluirAtividade muito boa!
ResponderExcluirMuito criativo. Parabéns!
ResponderExcluirGostei muito. Usei alguns para minha aula de 2a. feira. Obrigada e Parabéns
ResponderExcluirParabéns! Ótimos exercícios!
ResponderExcluirbem legal passei de ano so por isso obrigado tmj sempre parabens otima professora mas prefiro tia rita tmj de novo abracos
ResponderExcluiramei !!! essa questões muito bem feitas ou escolhidas
ResponderExcluiramei !!! essa questões muito bem feitas ou escolhidas
ResponderExcluirObrigada. Amei sua atividade...
ResponderExcluirAMEI AS ATIVIDADES,BEM PRODUTIVAS.
ResponderExcluirOlá professora! Gostei muito dos exercícios, mas tenho uma dúvida sobre duas questões do quadro:
ResponderExcluirj) e n) não seria verbo transitivo indireto nessas opções?
Parabéns! Amei!
ResponderExcluirMalena souza Silva amei
ResponderExcluir