quinta-feira, 23 de outubro de 2014

2 - Como planejar um texto dissertativo

 
Vamos a mais uma postagem sobre texto dissertativo. Hoje falaremos sobre o parágrafo introdutório. 


Antes de começar um texto, lembre-se de uma coisa:



Parágrafo introdutório

  "Eu não sei como começar a minha redação". Quantas vezes você já não disse isso?
  É verdade. Essa tarefa pode tornar-se difícil, se você não parar um pouco para pensar sobre o que vai escrever, principalmente se você tem de produzir um artigo de opinião. Como você já sabe, em um artigo de opinião você expõe o que pensa sobre determinado assunto, com a intenção de convencer os leitores de seu texto a aderir à sua ideia. Portanto, é fundamental escolher bem seus argumentos, caso contrário, não conseguirá essa adesão.
O parágrafo introdutório é o norteador de toda a estrutura dissertativa, aquele que carrega uma ideia nuclear a ser utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto. A introdução deve ser feita em apenas um parágrafo (nunca mais que um) e deve conter aproximadamente 5 linhas.

Para encontrar uma maneira interessante de iniciar seu texto, é importante que você pense previamente sobre tudo o que pretende escrever. Faça-se as seguintes perguntas:
  • O que penso sobre esse assunto?                                                         
  • Que ideias tenho a respeito dele?  
  • Quais as causas disso?
  • De que forma isso acontece?
  • Em quais setores? 
  • Quais as conseqüências disso?
  • O que pode ser feito para sanar o problema?                                  
 Se, ainda assim, a ideia para iniciar seu texto não lhe vier à mente, se lhe faltarem as palavras, faça uso de algum dos seguintes artifícios:
 
1. Apresente uma afirmativa e já dê pistas de que discordará dela, ou amplie-a, revelando uma outra abordagem para ela.
 
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair--se bem das mais diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade nacional e, para a grande maioria, é motivo de orgulho. O que se percebe, no entanto, é que essa característica, em lugar de ser incentivada e elogiada, deveria ser abolida, pois está associada, no Brasil atual, a relações muito pouco honestas e respeitosas.
 
2. Apresente uma afirmativa e dê pistas de que apresentará os pontos positivos e os pontos negativos dela.
 
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade nacional. Se, por um lado, essa característica revela a criatividade e a picardia do povo brasileiro, por outro, pode ser avaliada negativamente, pois traz sérias implicações éticas no que se refere à vida política e às relações pessoais no cotidiano.
 
3.    Apresente uma afirmativa e discorra sobre ela, confirmando-a.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade nacional e é motivo de orgulho. Ele revela criatividade, tolerância e capacidade de lidar com os imprevistos.
 
4.    Apresente uma afirmativa e relativize-a, questione-a.
Ex.: "Uma nova geração de profissionais está assumindo cargos importantes dentro das empresas brasileiras. Tecnicamente bem qualificada, essa geração tem ocupado rapidamente o nível médio das organizações. Enquanto isso sonha com o topo. Mas será que qualificação técnica será suficiente no futuro?" (VOCÊ S.A. jul. 2001, p. 23.)
 
5.    Apresente um fato e dê pistas de que abordará as causas dele.
Ex.: Nove milhões de brasileiros vivem em bolsões de pobreza. O direito humano a uma alimentação adequada, à moradia, à saúde é desrespeitado todos os dias neste Brasil de contrastes. A falta de sensibilidade política, social e ética, evidente nas políticas estabelecidas em gabinetes, e a impunidade em relação aos que desviam os recursos do país são as principais causas da violação desse direito.
 
6.    Apresente uma afirmativa com base numa ocorrência (condição) que pode embasar sua argumentação.
Ex.: Se, com dezesseis anos, os jovens podem, por meio do voto, decidir o destino da nação e são considerados maduros o suficiente para escolher uma profissão para o resto da vida, nos exames vestibulares, deveriam ter também direito a dirigir, uma vez que o grau de responsabilidade decorrente dessas ações é o mesmo.
 

Fonte: http://www.tudonalingua.com/news/disserta%C3%A7%C3%A3o-texto-introdutorio%E2%80%93-como-fazer-/

 

Bons estudos e aguarde as próximas postagens sobre DISSERTAÇÃO.

2 comentários:

  1. Material excelente! Obrigada por partilhá-lo! Ajuda muito a começar bem uma redação!

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  2. Poderiam dar dicas também sobre o desenvolvimento? mostrando estratégias argumentativas dentro desse mesmo tema?

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