Vamos a mais uma postagem sobre texto dissertativo. Hoje falaremos sobre o parágrafo introdutório.
Antes de começar um texto, lembre-se de uma coisa:
Parágrafo introdutório
"Eu não sei como começar a minha
redação". Quantas vezes você já não disse isso?
É verdade. Essa tarefa pode tornar-se difícil,
se você não parar um pouco para pensar sobre o que vai escrever,
principalmente se você tem de produzir um artigo de opinião. Como
você já sabe, em um artigo de opinião você expõe o que pensa
sobre determinado assunto, com a intenção de convencer os leitores
de seu texto a aderir à sua ideia. Portanto, é fundamental escolher
bem seus argumentos, caso contrário, não conseguirá essa adesão.
O parágrafo introdutório é o norteador de toda a
estrutura dissertativa, aquele que carrega uma ideia nuclear a ser
utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto. A
introdução deve ser feita em apenas um parágrafo (nunca mais que
um) e deve conter aproximadamente 5 linhas.
Para encontrar uma maneira interessante de iniciar seu
texto, é importante que você pense previamente sobre tudo o que
pretende escrever. Faça-se as seguintes perguntas:
- O que penso sobre esse assunto?
- Que ideias tenho a respeito dele?
- Quais as causas disso?
- De que forma isso acontece?
- Em quais setores?
- Quais as conseqüências disso?
- O que pode ser feito para sanar o problema?
Se, ainda assim, a ideia para
iniciar seu texto não lhe vier à mente, se
lhe faltarem as palavras, faça uso de algum
dos seguintes artifícios:
1. Apresente uma afirmativa
e já dê pistas de que discordará dela, ou amplie-a, revelando uma
outra abordagem para ela.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro
consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair--se bem das mais
diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho
brasileiro faz parte da identidade nacional e, para a grande maioria,
é motivo de orgulho. O que se percebe, no entanto, é que essa
característica, em lugar de ser incentivada e elogiada, deveria ser
abolida, pois está associada, no Brasil atual, a relações muito
pouco honestas e respeitosas.
2. Apresente uma afirmativa
e dê pistas de que apresentará os pontos positivos e os pontos
negativos dela.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro
consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais
diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho
brasileiro faz parte da identidade nacional. Se, por um lado, essa
característica revela a criatividade e a picardia do povo
brasileiro, por outro, pode ser avaliada negativamente, pois traz
sérias implicações éticas no que se refere à vida política e às
relações pessoais no cotidiano.
3. Apresente
uma afirmativa e discorra sobre ela, confirmando-a.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro
consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais
diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho
brasileiro faz parte da identidade nacional e é motivo de orgulho.
Ele revela criatividade, tolerância e capacidade de lidar com os
imprevistos.
4. Apresente
uma afirmativa e relativize-a, questione-a.
Ex.: "Uma nova geração de profissionais está
assumindo cargos importantes dentro das empresas brasileiras.
Tecnicamente bem qualificada, essa geração tem ocupado rapidamente
o nível médio das organizações. Enquanto isso sonha com o topo.
Mas será que qualificação técnica será suficiente no
futuro?" (VOCÊ S.A. jul. 2001, p. 23.)
5. Apresente um
fato e dê pistas de que abordará as causas dele.
Ex.: Nove milhões de brasileiros vivem em bolsões de
pobreza. O direito humano a uma alimentação adequada, à moradia, à
saúde é desrespeitado todos os dias neste Brasil de contrastes. A
falta de sensibilidade política, social e ética, evidente nas
políticas estabelecidas em gabinetes, e a impunidade em relação
aos que desviam os recursos do país são as principais causas da
violação desse direito.
6. Apresente
uma afirmativa com base numa ocorrência (condição) que pode
embasar sua argumentação.
Ex.: Se, com dezesseis anos, os jovens podem, por meio
do voto, decidir o destino da nação e são considerados maduros o
suficiente para escolher uma profissão para o resto da vida, nos
exames vestibulares, deveriam ter também direito a dirigir, uma vez
que o grau de responsabilidade decorrente dessas ações é o mesmo.
Material excelente! Obrigada por partilhá-lo! Ajuda muito a começar bem uma redação!
ResponderExcluirPoderiam dar dicas também sobre o desenvolvimento? mostrando estratégias argumentativas dentro desse mesmo tema?
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