quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas COM GABARITO

I – Desenvolva e classifique as orações adverbiais reduzidas.

1.  Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos.

2. Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei.

3.  Mesmo estando doente assisti aos jogos.

4. Mentindo assim você ficará em uma situação difícil.

5. Eu lamento por ter chegado atrasado.

6. Não podem ir embora sem cumprimentar o casal.

7. Fiz um empréstimo para comprar um carro.

8. Apesar de estar triste ela continua sorridente.

9. Se cumprirem a promessa eu cumpro a minha.

10. Ela se distraiu tanto a ponto de esquecer a discussão.

11. Ela não fazia nada sem consultar a mãe.

12. Não havendo acordo entre os namorados, eles se separaram.

13. Chegando a chuva, nós não poderemos sair.

14. Dito isto, todos voltaram a seus lugares.


II – Marque uma única alternativa.


15.  Aponte a alternativa INCORRETA:

a) Como a mãe se preocupasse, telefonou-lhe (causal)

b) Quando a mãe se preocupava, ele lhe telefonava. (temporal)

c) Caso a mãe se preocupasse, ele telefonaria. (final)

d) À medida que a mãe preocupava, ele telefonava. (proporcional)


16. Em: “Fiz-lhe sinal que se calasse.”, existe uma oração:

a) subordinada adverbial final

b) subordinada adverbial concessiva

c) subordinada adverbial consecutiva

d) subordinada adverbial comparativa

e) subordinada adverbial temporal


17. Escreva uma frase com ideia de:

a) Condição:

b) Concessão:

c) Finalidade:





GABARITO

I – Desenvolva e classifique as orações adverbiais reduzidas.

1.  Como não cumpriu a promessa, sentiu remorsos.  CAUSAL

2. Quando faltavam alguns minutos para o final da prova, eu terminei. TEMPORAL

3.  Mesmo que estivesse doente assisti aos jogos.  CONCESSIVA

4. Caso você minta  assim você ficará em uma situação difícil.  CONDICIONAL

5. Eu lamento porque cheguei atrasado.  CAUSAL

6. Não podem ir embora sem que cumprimentem o casal. CONDICIONAL

7. Fiz um empréstimo para que compre um carro. FINAL

8. Apesar de que esteja triste ela continua sorridente.  CONCESSIVA

9. Caso cumpram a promessa eu cumpro a minha.  CONDICIONAL

10. Ela se distraiu tanto que esqueceu a discussão.  CONSECUTIVA

11. Ela não fazia nada sem que consultasse a mãe. CONDICIONAL

12. Como não houve acordo entre os namorados, eles se separaram. CAUSAL

13. Se chegar a chuva, nós não poderemos sair. CONDICIONAL

14. Quando disseram isto, todos voltaram a seus lugares. TEMPORAL


II – Marque uma única alternativa.

15. C

16. A


17. Escreva uma frase com ideia de:

a) Condição: Frase que use “se” ou “caso”: Sairei se ela me permitir.

b) Concessão: Frase que use “embora”, “mesmo”...: Embora eu soubesse, fiquei calado.

c) Finalidade: Frase que tenha “para” ou “a fim de”: Levantei-me para que ele se sentasse.


8 comentários:

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.