sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conjunções coordenadas e subordinadas

Vamos treinar?

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:

a) Hoje estou chateada, porque briguei com meu filho.
b) Quando percebi, ela não estava mais perto de mim.
c) Conforme eu já sabia, as pessoas são preconceituosas .
d) Ainda que eu chore, não desistirei.
e) Caso você chegue mais cedo, molhe as plantas. 
f) Estudei o conteúdo, mas não compreendi nada. 
g) Vi revi o material do seminário.
h) Ou você me engana ou não está maduro.
i) Não só se molhou, como também molhou os colegas de classe.
j) À proporção que estuda, aprende.  

2. Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a conjunção como expressa uma ideia de: 


a) causa 
b) explicação 
c) conclusão 
d) proporção 
e) comparação

3.  “Se entrar na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma ideia de: 

a) concessão 
b) oposição 
c) condição 
d) lugar 
e) consequência 

4. Coloque a conjunção adequada em cada frase, obedecendo a relação exigida entre parênteses.

1. Correu demais, ... caiu. (conclusiva)
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. (causal)
3. A matéria perece, ... a alma é imortal. (adversativa)
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes. (conclusiva)
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. (explicativa)



5. Uma as frase usando conjunções conforme especificado entre parênteses

a) Ela foi ao cinema. Ela foi ao teatro. (aditiva)
b) Vendeu o carro que ganhou. Não sabe dirigir. (causal)
c) Minha amiga é dona de casa. Minha amiga é minha professora. (aditiva)
d) Estava preparada para a prova. Não fiquei nervosa. (conclusiva)
e) Tentei chegar na hora. Eu me atrasei. (adversativa)
f) Não ganhei o prêmio. Eu dei o melhor de mim. (adversativa)
g) Eu reuni a família. Eu preparei uma surpresa. (aditiva)
h) Estudei muito. Mereço passar. (conclusiva)
i) Ele não fez o trabalho. Ele não tem o livro. (causal)
j) Você me ajudou muito. Terá sempre a minha gratidão. (conclusiva)
k) É melhor colocar o casaco. Está fazendo muito frio. (explicativa)
l) Choveu. Fui ao cinema. (concessiva)
m) Não demore. O filme já vai começar. (explicativa)
n) Eu estava cansada. Fui ao shopping. (concessiva)

6. Enumere as frases conforme as especificações abaixo.
1 – Aditiva                                        6 – Comparativa
2 – Adversativa                                7 – Consecutiva
3 – Conformativa                             8 – Proporcional
4 – Alternativa                                  9 – Final
5 – Causal                                      10 – Temporal

a(    ) Eu reuni a família e preparei uma surpresa.
b (    ) Segundo me disseram, a casa é esta.
c(    ) Ela trabalha muito mas ganha pouco.
d(    ) Não vi meu sobrinho crescer, no entanto está um homem.
e (    ) Minha cachorra ora late ora dorme.
f (    ) Ele não só emprestou o joguinho como também me ensinou a jogar.
g(    ) Não pude comprar o CD porque estava em falta.
h(    ) Ou você sai do telefone ou eu vendo o aparelho.
i (    ) Cada um colhe conforme semeia.
j(    ) Ela fala mais que um papagaio.
k(    ) Falou tanto que ficou rouco.
l  (    ) Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.
m(    ) Todos trabalham para que possam sobreviver.
n(    ) Chegamos em casa assim que começou a chover.
o(    ) Estava tão feliz que desmaiou.
p(    ) Quando eu sair, vou passar na locadora.
q(    )  À medida que as horas passavam, mais sono ele tinha.
r(    ) Mal chegamos e a chuva desabou.



BOA SORTE.



Gabarito

1.
a.  Conjunção subordinativa causal.
b. Conjunção subordinativa temporal.
c. Conjunção subordinativa conformativa. 
d.  Conjunção subordinativa concessiva.
e. Conjunção subordinativa condicional.
f.  Conjunção coordenativa adversativa.
g. Conjunção coordenativa aditiva.
h.  Conjunção coordenativa alternativa.
i. Conjunção coordenativa aditiva. 
j. Conjunção subordinativa proporcional.

2. E


3. C

4. por isso, porque, mas, portanto, que 

5.
a) Ela foi ao cinema e ao teatro.
b) Vendeu o carro que ganhou porque / já que não sabe dirigir.
c) Minha amiga é dona de casa e minha amiga é minha professora.
d) Estava preparada para a prova, por isso / portanto não fiquei nervosa.
e) Tentei chegar na hora mas / porém me atrasei.
f) Não ganhei o prêmio mas / porém dei o melhor de mim.
g) Eu reuni a família e preparei uma surpresa.
h) Estudei muito, por isso / portanto mereço passar.
i) Ele não fez o trabalho porque não tem o livro.
j) Você me ajudou muito, por isso / portanto terá sempre a minha gratidão.
k) É melhor colocar o casaco, porque está fazendo muito frio.
l) Mesmo chovendo, fui ao cinema.
m) Não demore, que / porque o filme já vai começar.
n) Embora estivesse cansada, fui ao shopping.

6.
a1   b3  c2   d2   e4   f1   g5   h4   i3   j6   k7   l8   m9   n10   o7   p10   q8  r10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.