A linguagem escrita requer um
certo cuidado, principalmente quando construímos períodos compostos, uma vez
que a clareza, objetividade e precisão são fundamentais para a compreensão e
correção do texto. Assim, precisamos
estar atentos ao paralelismo sintático e semântico do texto.Veja o exemplo:
• O médico sugeriu ao paciente mais exercícios
e que parasse de fumar.
O médico
sugeriu ao paciente que fizesse mais exercícios e que parasse de
fumar.
O médico
sugeriu ao paciente fazer mais exercícios e parar de fumar.
Vamos
treinar
01. Reescreva
as frases no caderno usando expressões do quadro, de modo que se respeite o
paralelismo:
não
só... mas também
|
tanto...
quanto
|
não
só... como
|
ou...
ou
|
a) O
aluno ......................... estudava ......................... trabalhava.
b) Meus
avós podem exigir ......................... de mim ......................... de
meus pais a atenção de que precisam.
c) .........................
você se prepara bem para os exames finais, ......................... não
conseguirá a aprovação automática.
02. Os períodos a seguir apresentam problemas de
paralelismo. Reescreva-os, fazendo as devidas correções:
a)
Trata-se de um ponto de vista importante e que merece respeito.
b) Pensei
estar, um dia, como aquele funcionário e que também conseguirei uma promoção.
c)
Lamentei não ter feito nada pelo rapaz e que ele saísse tão humilhado.
d) Vi-o
entristecer e que queria ajuda.
e) As
crianças necessitam de carinho e de ter bons alimentos.
f) O bom
estudante se dedica em casa e também na escola.
g) Descobri
que você é inteligente e se esforça bastante.
h) Os livros
iluminam as nossas vidas e tornam elas mais fácil.
i) Desconfiei
dele por estar sem documento e tinha uma arma no bolso.
j) Seja
na Marinha e no exército, você irá servir.
k) Se eu
ver a Maria vou convidar ela para a festa.
l) Marcos
não só ganhou o prêmio e foi o primeiro colocado.
m) Quer
seja dia e noite, ele está trabalhando.
n) Ele
joga seja no bar e no cassino.
o) Eles
apreciam bons filmes e de jogos.
p) O sucesso
vem após estudar, refletir e fazer experiências.
q) Saí da
festa por causa do desânimo e porque faltou luz elétrica.
r)Ele é
um ator popular e que tem muita experiência.
GABARITO
a) O aluno NÃO SÓ estudava MAS TAMBÉM trabalhava.
b) Meus avós podem exigir TANTO de mim QUANTO de meus pais a atenção de
que precisam.
c) OU você se prepara bem para os exames finais, OU não conseguirá a
aprovação automática.
02. Os períodos a seguir apresentam problemas de paralelismo.
Reescreva-os, fazendo as devidas correções:
a) Trata-se de um
ponto de vista importante e respeitável.
b) Pensei estar, um dia, como aquele funcionário e também
conseguir uma promoção.
c) Lamentei que não tivesse feito nada pelo rapaz e que ele
saísse tão humilhado.
d) Vi-o entristecer e querer ajuda.
e) As crianças necessitam de carinho e de bons alimentos.
f) O bom estudante se
dedica tanto em casa quanto na escola.
g) Descobri que você é
inteligente e esforçado.
h) Os livros iluminam
as nossas vidas e as tornam mais fáceis.
i) Desconfiei dele por
estar sem documento e por estar com uma arma no bolso.
j) Seja na Marinha seja
no exército, você irá servir.
k) Se eu vir a Maria
vou convidá-la para a festa.
l) Marcos não só
ganhou o prêmio como também foi o primeiro colocado.
m) Seja de dia seja de
noite, ele está trabalhando.
n) Ele joga seja no
bar seja no cassino.
o) Eles apreciam bons
filmes e jogos.
p) O sucesso vem após estudar,
refletir e experimentar .
q) Saí da festa por
causa do desânimo e da falta de luz
elétrica.
r) Ele é um ator
popular experiente.
gostei muito do site. parabéns. grande trabalho.
ResponderExcluirEsse site me ajudou muito. Obrigada.
ResponderExcluir