Observe as frases:
Eu gosto de você.
Envelheço.
Perdão!
Atenção!
Silêncio!
Perceba que há frases grandes e frases constituídas de uma só palavra.
Algumas possuem verbo e outras não. Observe que todas elas possuem sentido completo,
mesmo que sejam formadas de uma só palavra. Podemos então dizer que frase é todo enunciado
de sentido completo.
• COM VERBO:
Eu gosto de você.
Envelheço.
• SEM VERBO:
Casa de ferreiro, espeto de pau.
Atenção!
Silêncio!
Vimos, então, que, para que haja frase, a presença do verbo não é
necessária. Se o enunciado possui sentido completo, ele será uma frase.
As
frases sem verbo são chamadas de FRASES NOMINAIS, ou simplesmente
FRASES.
As
frases com verbo são chamadas de FRASES ORACIONAIS, ou simplesmente
ORAÇÕES.
PERÍODO
SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Observe as frases:
Olhei-a atentamente.
Vi a vítima/e chorei.
A primeira frase tem apenas um verbo (olhei); a segunda, dois (vi /
chorei). Dizemos, então, que, na primeira, há uma oração e, na segunda há duas
orações.
Temos, então, que a frase pode conter uma ou mais orações.
RESUMO:
1. Contém apenas uma oração, quando apresenta
• uma forma verbal:
Olhei-a
atentamente.
• duas ou mais formas verbais, integrantes de uma
locução verbal.
Os cabelos foram ficando brancos.
2. Contém mais de uma oração, quando há nela mais de
uma ação verbal.
Vi a vítima/e chorei. (duas orações)
“Não é de muito, /eu juro/, que me acontece essa
tristeza; /mas também não era a vez primeira.” (quatro orações)
Quando a frase é constituída de uma só oração, dizemos que o período é
simples e a oração é
absoluta; quando a frase é formada de duas ou mais orações constitui um
período composto.
Veja:
Olhei-a
atentamente.
Um só verbo à uma só oração à
Período simples à oração absoluta
Vi a vítima/e chorei.
Dois verbosà duas orações àPeríodo
composto
A
ESTRUTURA BÁSICA DA ORAÇÃO
A menina era esperta.
A casa ficou limpa.
A amizade alegra o ser humano.
Observe que nessas orações é sempre feita uma declaração a respeito de
algo ou de alguém. O
elemento do qual se fala denomina-se SUJEITO, a declaração recebe o
nome de PREDICADO.
Sendo assim, temos dois termos que formam a estrutura básica da
oração: o sujeito e o predicado.
Veja:
A menina era esperta.
Sujeito predicado
A casa ficou limpa.
Sujeito predicado
A amizade alegra o ser
humano.
Sujeito predicado
Para se encontrar o sujeito de uma oração,
basta fazer, antes do verbo, as perguntas:
Quem? (para pessoas) ou O quê? (para coisas).
Assim:
A menina era esperta.
Quem
era esperta? A menina (sujeito)
A casa
ficou limpa.
O
que ficou limpa? A casa (sujeito)
Você já sabe, então, que o elemento da oração a respeito do qual se diz
alguma coisa é o sujeito e que aquilo que se diz do sujeito é o predicado.
TREINE
SEUS CONHECIMENTOS
I – Escreva, nos parênteses, F para as
frases nominais e O para as orações.
1. ( )Que caminho longo!
2. ( ) Socorro!
3. ( ) Responda!
4. ( ) Fale mais alto.
5. ( ) Volte logo!
6. ( ) Atenção!
7. ( ) Ele não é atencioso.
8. ( ) A união faz a força.
9. ( ) Silêncio!
10. ( ) Que dia!
II – Transforme as frases nominais em
orações acrescentando um verbo.
1. Silêncio! ________________________________________
2. Atenção! ________________________________________
III – Destaque os verbos e divida os
períodos em orações, classificando-os em simples ou composto.
1. Certamente que os alunos mais dedicados têm melhores notas nas
provas.
________________________________________
2. Estudar exige determinação, porém traz satisfação.
________________________________________
IV – Indique, nas orações, o sujeito e o
predicado como nos exemplos deste post.
1. O estudioso aluno fez toda a lição.
2. A menina chegou tarde.
3. Eu li o livro.
4. Pedro reconheceu seu amigo de infância.
5. A criança estava com fome.
GABARITO
I
– 1. ( F ); 2. ( F ); 3. ( O ); 4. ( O ); 5. ( O ); 6. ( F ); 7. ( O ); 8. ( O
); 9. ( F ); 10. ( F ).
II
– Veja algumas sugestões. Suas orações não precisam ser iguais a estas.
1.
Faça silêncio! Preciso de silêncio!
2.
Preste atenção! Quero atenção!
III
– 1. Certamente que os alunos mais dedicados têm melhores notas nas provas. (um
verbo = período simples ou oração absoluta)
2. Estudar exige determinação, porém traz
satisfação. (dois verbos = período composto)
IV
- 1. O estudioso aluno / fez toda a lição.
Sujeito predicado
2. A menina / chegou
tarde.
Sujeito
predicado
3. Eu / li
o livro.
Sujeito predicado
4. Pedro /
reconheceu seu amigo de infância.
Sujeito predicado
5. A criança /
estava com fome.
Sujeito
predicado
VEJA TAMBÉM:
Na questão 1, porque a número 7 é oração se não tem verbo? Ele não é atencioso.
ResponderExcluirVERBO ser (É)
ResponderExcluir