REVISÃO de LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS: Conjunções coordenadas,
preposições , tipos de redações e acentuação.
1)
Assinale a alternativa que contém uma coordenativa EXPLICATIVA:
a – Tome cuidado naquela estrada, porque
ela tem muitos buracos.
b – As mulheres às vezes brigavam, às vezes riam.
c – Pedro estuda muito, contudo tira notas baixas.
d – O estudo é benéfico, mas é árduo.
b – As mulheres às vezes brigavam, às vezes riam.
c – Pedro estuda muito, contudo tira notas baixas.
d – O estudo é benéfico, mas é árduo.
e – Existe apenas um bem, o
conhecimento, e um mal, a ignorância. (Sócrates).
2)
Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por
coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as
alterações que se fizerem necessárias:
a- Não me interessava. Esforcei-me por
meu filho.
b- Estamos apressados. Minha mãe já
chamou.
c- Ou toma banho. Ou mexe no celular.
d- Não fomos à aula hoje. Estávamos
doentes.
e- A prova estava difícil. Todos
alcançaram êxito.
f – Bete estuda. Bete trabalha de
vendedora.
3)
Faça frases usando:
Todavia:....................................................................................................
Entretanto:.................................................................................................
Porém:.....................................................................................................
4)
Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a
alternativa que indica a correspondência correta.
1.
Narrar
2.
Argumentar
3.
Descrever
( ) Ato próprio de textos em que
se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo,
envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo
de texto.
( ) Ato próprio de textos
em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto
etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
( ) Ato próprio de textos
em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de
um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal,
argumentos e conclusão.
a) 1, 2, 4
b) 1, 4, 2
c) 4, 2, 1
d) 4, 1, 2
e) 2, 1, 4
5. Faça as contrações e combinações com preposições
propostas abaixo:
preposição
DE + Artigos
de + o =
..............
de + a =
..............
de + os =
.............
|
preposição
DE +
Pronomes pessoais
de + ele
= ...............
de + ela
= ...............
de + eles
= ...............
|
preposição DE +
Pronomes demonstrativos
de + este
= .................
de +
estas = ...............
de + isto
= ...................
de +
aquele = ..............
|
6. Com referência às alternativas
propostas, atente-se para os fragmentos poéticos, identificando a classe
gramatical referente à palavra que se junta às preposições em destaque:
A - “Estou numa esquina de Copacabana,
são duas horas da madrugada.” (Fernando Sabino)
B - “Teu corpo moreno / É da cor da praia.”
(Manuel Bandeira)
C - “Todo mundo sabia da existência desses trens
que estavam sendo ocultados.” (Bernardo Élis)
( ) preposição DE + o
artigo definido A
( ) preposição EM + o
artigo indefinido UMA
( ) preposição DE + o
pronome demonstrativo ESSE
7. Assinale a
alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome
demonstrativo:
a) Daqui a algumas quadras fica a igreja.
b) Neste lugar não há respeito.
c) Estou na escola agora.
d) Fui pela estrada só.
e) Estava numa biblioteca a procura de uma obra literária.
8. Relacione
de acordo com a ideia que a preposição de pode estabelecer entre as palavras.
1. lugar
2. causa
3. posse
4. assunto
5. meio
6. matéria
|
( ) Morreu de pneumonia.
( ) Falava de política.
( ) Morava numa
casa de madeira.
( ) Veio de ônibus.
( ) Ele chegou de Lisboa.
( ) A casa de Pedro
está sendo reformada.
|
9.
Leia a frase abaixo e circule uma palavra
oxítona acentuada.
a) Escutas e serás sábio. O começo da
sabedoria é o silêncio. (Pitágoras)
10.
Relacione:
a) 3 oxítonas
acentuadas.........................................................................
b) 3 oxítonas não
acentuadas:.................................................................
c) 3
proparoxítonas:..................................................................................
d) 3 monossílabas
acentuadas:..............................................................
e) 3 monossílabas não
acentuadas:........................................................
GABARITO
CONTEÚDOS: Conjunções
coordenadas, preposições , tipos de redações e acentuação.
1) Assinale a
alternativa que contém uma coordenativa EXPLICATIVA:
a – Tome
cuidado naquela estrada, porque ela tem muitos buracos.
b – As mulheres às vezes brigavam, às vezes riam.
c – Pedro estuda muito, contudo tira notas baixas.
d – O estudo é benéfico, mas é árduo.
b – As mulheres às vezes brigavam, às vezes riam.
c – Pedro estuda muito, contudo tira notas baixas.
d – O estudo é benéfico, mas é árduo.
e – Existe apenas um bem, o conhecimento, e
um mal, a ignorância. (Sócrates).
2) Analise as orações
expostas e procure construir períodos compostos por oordenação utilizando-se de conectivos
apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:
a- Não me interessava. Esforcei-me por meu
filho. Não me interessava, porém esforcei-me por meu filho
b- Estamos apressados. Minha mãe já chamou. Estamos
apressados, pois minha mãe já chamou.
c- Ou toma banho. Ou mexe no celular. Ou toma banho, ou mexe no celular.
d- Não fomos à aula hoje. Estávamos doentes.
Não fomos à aula hoje porque estávamos doentes.
e- A prova estava difícil. Todos alcançaram
êxito. A prova estava difícil, porém todos alcançaram êxito.
f – Bete estuda. Bete trabalha de vendedora. Bete estuda e trabalha de vendedora.
OBSERVAÇÃO:
Há outras conjunções que podem ser usadas.
3) Faça frases usando:
SUGESTÕES DE RESPOSTAS.
Todavia: Eu trabalho muito, todavia ganho
pouco.
Entretanto: A vida é difícil, entretanto todos
querem viver.
Porém: Doce é bom, porém causa aumento de
peso.
4) Preencha os parênteses com os números correspondentes;
em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.
4. Narrar
5. Argumentar
6. Descrever
( ) Ato próprio de textos em que
se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo,
envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo
de texto.
( ) Ato
próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma
pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de
temporalidade.
( ) Ato
próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja
preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é:
apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.
a) 1, 2, 4
b) 1, 4, 2
c) 4, 2, 1
d) 4, 1, 2
e) 2, 1, 4
5. Faça as contrações e combinações com preposições propostas abaixo:
preposição DE + Artigos
de + o = do
de + a = da
de + os = dos
|
preposição
DE +
Pronomes pessoais
de + ele = dele
de + ela = dela
de + eles = deles
|
preposição DE +
Pronomes demonstrativos
de + este = deste
de + estas = destas
de + isto = disto
de + aquele = daquele
|
6. Com referência às alternativas
propostas, atente-se para os fragmentos poéticos, identificando a classe
gramatical referente à palavra que se junta às preposições em destaque:
A - “Estou numa esquina de
Copacabana, são duas horas da madrugada.” (Fernando Sabino)
B - “Teu
corpo moreno / É da cor da praia.” (Manuel Bandeira)
C - “Todo
mundo sabia da existência desses trens que estavam
sendo ocultados.” (Bernardo Élis)
( B ) preposição DE + o
artigo definido A
( A ) preposição EM + o
artigo indefinido UMA
( C ) preposição DE + o
pronome demonstrativo ESSE
7. Assinale
a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome
demonstrativo:
a) Daqui a algumas quadras fica a igreja.
b) Neste lugar não há respeito.
c) Estou na escola agora.
d) Fui pela estrada só.
e) Estava numa biblioteca a procura de uma obra literária.
8. Relacione de acordo com a
ideia que a preposição de pode
estabelecer entre as palavras.
1. lugar
2. causa
3. posse
4. assunto
5. meio
6. matéria
|
( 2 ) Morreu de pneumonia.
( 4 ) Falava de política.
( 6 ) Morava numa
casa de madeira.
( 5 ) Veio de ônibus.
( 1 ) Ele chegou de Lisboa.
( 3 ) A casa de Pedro
está sendo reformada.
|
9. Leia a frase abaixo
e circule uma palavra oxítona acentuada.
a) Escutas e serás
sábio. O começo da sabedoria é o silêncio. (Pitágoras)
10. Relacione:
a) 3 oxítonas
acentuadas..........................................................................................................
b) 3 oxítonas não
acentuadas:..................................................................................................
c) 3
proparoxítonas:..................................................................................................................
d) 3 monossílabas
acentuadas:................................................................................................
e) 3 monossílabas não
acentuadas:.........................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.