quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Exercícios sobre verbos COM GABARITO

Use o verbo indicado entre parênteses escolhendo o modo (indicativo ou subjuntivo) e o tempo verbal mais adequados.

Tenho certeza de que ninguém .......(confiar) no prefeito, mas garanto que ele está certo.

Acreditamos que os professores ...... (ter) razão.

Pessoa alguma pode calcular que Renato .......(terminar) a prova de triatlo.

Estou certo de que .......(existir)uma livraria nesta rua.

Não tenho muita certeza de que .......(existir) uma livraria nesta rua.

O meteorologista garante que o tempo .......(ser) ótimo e que .......(fazer) bastante calor.

O meteorologista garantia que o tempo .......(ser) ótimo e que .......(fazer) bastante calor.

“O amor .......(deixar) de variar, se .......(ser) firme [...]”

É fundamental que você .......(ir) ao médico ainda hoje.

Garanto que você .......(ir) se sair bem dessa.



Empregue os verbos corretamente no subjuntivo.

Por mais que se .......(esconder) o amor, o olhar denuncia.

Espero que minha namorada se .......(arrepender) do que fez.

Esperaria que minha namorada se .......(arrepender) do que fez.

“Embora eu não .......(fazer) a menor ideia de onde estou e nem como vim parar neste quarto, não tenho vontade de sair daqui.”

Os organizadores do passeio pedem que vocês .......(trazer) roupas esportivas.
Não acredito que ela já .......(terminar) o exercício de matemática.

Não acreditei que ela já .......(terminar) o exercício de matemática.

Ainda que você .......(manter) o orçamento em dia, surgem imprevistos a toda hora.

Embora eu não .......(poder) sair com você, continuaremos sendo amigos.



FONTE: Língua Portuguesa : Linguagem e interação / Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. São Paulo: Ática, 2010. Pág. 319 (Adaptado)


GABARITO

Use o verbo indicado entre parênteses escolhendo o modo (indicativo ou subjuntivo) e o tempo verbal mais adequados.

Tenho certeza de que ninguém CONFIA no prefeito, mas garanto que ele está certo.

Acreditamos que os professores TÊM razão.

Pessoa alguma pode calcular que Renato TERMINARIA a prova de triatlo.

Estou certo de que EXISTE uma livraria nesta rua.

Não tenho muita certeza de que EXISTA uma livraria nesta rua.

O meteorologista garante que o tempo SERÁ ótimo e que FARÁ bastante calor.

O meteorologista garantia que o tempo SERIA ótimo e que FARIA bastante calor.

“O amor DEIXA de variar, se FOR firme [...]”

É fundamental que você VÁ ao médico ainda hoje.

Garanto que você IRÁ se sair bem dessa.

Empregue os verbos corretamente no subjuntivo.

Por mais que se ESCONDA o amor, o olhar denuncia.

Espero que minha namorada se ARREPENDA do que fez.

Esperaria que minha namorada se ARREPENDESSE do que fez.

“Embora eu não FAÇA a menor ideia de onde estou e nem como vim parar neste quarto, não tenho vontade de sair daqui.”

Os organizadores do passeio pedem que vocês TRAGAM roupas esportivas.

Ainda que você MANTENHA  o orçamento em dia, surgem imprevistos a toda hora.

Embora eu não POSSA sair com você, continuaremos sendo amigos.




VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:

Exercícios sobre verbos irregulares e vozes ativa e passiva COM GABARITO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.