I- Use as aspas ( “ ”
) onde houver necessidade.
a) Coitado! Ele se foi para a terra dos pés juntos.
b) Foi ao Banco e fez um papagaio.
c) José era magrinho: quase 200 quilos.
d) Pedro era muito higiênico: cuspia em todo canto.
e) Isto está parecendo a casa da mãe Joana.
II – Use os
parênteses onde for necessário.
a) O Cristianismo escreveu Chateubriand inventou o órgão e
fez suspirar o bronze.
b) Mas o tempo passou e meus inimigos eles eram aos milhares
foram me deixando em paz.
c) E agora e é outro ponto em que eu espero a indulgência
dos homens pensadores!  , o tempo caleja
a sensibilidade.
d) O professor aguardava o grupo o meu era o menor que
destacasse na apresentação.
e) A vida nada mais nada menos que um dia de sol  é dada e mantida por Deus.
III – Coloque o
travessão onde for necessário.
a)  E começaram a
conversar:
        Oi, como vai?
        Tudo bem. E a
família? Vai bem?
        Sim, tudo bem.
b)  Ouvindo passos no
corredor, abaixei a voz:
         Quem será que
está aí? Será a vizinha?
c)  Perguntei a ele:
         Você é daqui
mesmo?
         Sim, sou sim,
senhor      respondeu o garoto.
d)    Sorria, minha
amiga, sorria porque você agora é rica.
        Como é?
        É isso mesmo.
Você é muito rica.
IV – Classifique as
conjunções das frases abaixo.
a) Fui à escola porque havia provas.
b) Fui à escola, embora estivesse chovendo.
c) Logo que puder, vá ao hospital.
d) Vou trabalhar se ela não se importar.
e) Cristo veio para nos salvar.
f) Comprei o presente mesmo querendo outra coisa.
g) O pobre vive porque é teimoso.
h) Ou você como ou vai apanhar.
i) Estudou tanto que tirou dez na prova.
j) Quanto mais sofria, mais teimava.
k) Ela estuda e trabalha.
l) Os meninos nem estudam nem trabalham.
m) Estava lá a fim de conseguir coisas novas.
n) Vou desde que me convide.
GABARITO
I- Use as aspas (
“ ” ) onde houver necessidade.
a) Coitado! Ele se foi para a “terra dos pés juntos”.
b) Foi ao Banco e fez um “papagaio”.
c) José era “magrinho”: quase 200 quilos.
d) Pedro era “muito higiênico”: cuspia em todo canto.
e) Isto está parecendo a “casa da mãe Joana”.
II – Use os
parênteses onde for necessário.
a) O Cristianismo (escreveu Chateubriand) inventou o órgão e fez suspirar
o bronze.
b) Mas o tempo passou e meus inimigos (eles eram aos milhares) foram me
deixando em paz.
c) E agora (e é outro ponto em que eu espero a indulgência dos homens
pensadores!), o tempo caleja a sensibilidade.
d) O professor aguardava o grupo (o meu era o menor) que destacasse na
apresentação.
e) A vida (nada mais nada menos que um dia de sol)  é dada e mantida por Deus.
III – Coloque o
travessão onde for necessário.
a)  E começaram a conversar:
      _ Oi, como vai?
      _ Tudo bem. E a família? Vai
bem?
      _ Sim, tudo bem.
b)  Ouvindo passos no corredor,
abaixei a voz:
      _ Quem será que está aí? Será
a vizinha?
c)  Perguntei a ele:
      _ Você é daqui mesmo?
      _  Sim, sou sim, senhor      respondeu o garoto.
d)  _ Sorria, minha amiga, sorria
porque você agora é rica.
     _  Como
é?
     _  É isso mesmo. Você é muito rica.
IV – Classifique
as conjunções das frases abaixo.
a) Fui à escola porque havia provas.   CAUSAL
b) Fui à escola, embora estivesse chovendo.  CONCESSIVA
c) Logo que puder, vá ao hospital. 
TEMPORAL
d) Vou trabalhar se ela não se importar.  CONDICIONAL
e) Cristo veio para nos salvar.  
FINAL
f) Comprei o presente mesmo querendo outra coisa.    CONCESSIVA
g) O pobre vive porque é teimoso.  
CAUSAL
h) Ou você como ou vai apanhar.    ALTERNATIVA
i) Estudou tanto que tirou dez na prova.    CONSECUTIVA
j) Quanto mais sofria, mais teimava.   PROPORCIONAL
k) Ela estuda e trabalha.   
ADITIVA
l) Os meninos nem estudam nem trabalham.    ADITIVA
m) Estava lá a fim de conseguir coisas novas.    FINAL
n) Vou desde que me convide.   
CONDICIONAL
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