quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Exercício sobre acentuação (GABARITO)

GABARITO

1. Acentue as palavras, se for necessário:  
Correção: periódico (com acento)

saúde
cláusula
você
prêmio
aliás
níquel
câncer 
tóxico
chinês
português  vatapá
baú
impossível
possível
japonês
cônsul
tórax
lágrima 
compôs
jóquei
ruína
periodico através
lápis
assembleia 
ideia
sensível
voo 
leem
vírus
córrego
saída
existência inteligência paciência amáveis
xerox ou xérox
útil
alguém
incrível


2. Coloque os acentos gráficos que faltam:

A família amarela fez safári na África, comprou pub irlandês, entrou em submarino russo e foi até para o espaço sideral. (Revista Superinteressante)

3.Acentue corretamente a palavra destacada:

a) Ninguém viu o jovem que se aproximava.
b) Conheci a ruína do castelo.
c) Aquele ônibus foi para o Estado do Pará;
d) O motorista do táxi foi gentil com a passageira.
e) O homem tirou o chapéu para a senhorita.
f) O túmulo do artista esta enfeitado.
g) Aquele jovem é recém-matriculado.
h) Sua paciência é uma característica marcante.
i) Gosto de melancia, mas ele tem ânsia.
j) Aquele vírus é letal.

4. Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
(X) chapéu, hífen, idéia (ideia)
( ) lápis, rainha, egoísta
( ) tatuí, régua, taxista
( ) maracujá, rapé, cipó
 ( ) ruim, órgão, túnel

5. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantém o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Os jogadores mantêm um ritmo acelerado.
c) Polícia intervém na greve dos metalúrgicos
e) Aposentados mantêm a esperança no reajuste.
d) Policiais detêm três suspeitos de assalto a banco.
e) O professor detém alunos agressivos.
Obs.: Verbos no singular usamos acento agudo; verbos no plural usamos acento circunflexo.
6. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:

a) pântano: todas as proparoxítonas são acentuadas.
b) herói: acentua-se oxítona terminada em ditongo aberto.
c) também: acentua-se oxítona terminada em EM.
d) após: acentua-se oxítona terminada em O(S).
e) juízes: Acentua-se hiato formado com I ou U sozinho ou acompanhado de S.
j) tábua: acentua-se paroxítona terminada em ditongo crescente.
l) açúcar: acentua-se paroxítona terminada em R.

7. Construa frases com as palavras de cada item. (SUGESTÕES)
a) sábia/ sabia/ sabiá: A sábia mulher sabia onde era o ninho do sabiá.
b) pode/pôde: Ontem o menino pôde sair, mas hoje não pode.
c) pôr/ por: Vou pôr o almoço na mesa e sair por aqui.

8. Assinale o oxítona terminada em A
a( X ) sofá
b(    ) casa
c(    ) farofa
d(    ) câmara

9. Assinale o paroxítona  terminada em I
a(    ) tatuí
b( X ) táxi
c(    ) sai
d(    ) câmara

10. Assinale o proparoxítona.
a(    ) tatuí
b(    ) táxi
c(    ) sai
d( X ) câmara

11.Separe as sílabas e classifique em Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba ou Polissílaba.

Mês – mês = monossílaba
Construção – cons- tru – ção = trissílaba
Nascimento – nas – ci – men – to = polissílaba
Noite – noi – te = dissílaba
Sol – sol = monossílaba
Pacote – pa – co – te = trissílaba
Passarinho – pas – sa – ri – nho = polissílaba
Casca – cas – ca = dissílaba


Aquele que não luta pelo futuro que quer

 deve aceitar o futuro que vier.

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