quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Descrição de pessoas


Fazer uma descrição não é nada mais do que explicar por meio de palavras, de forma detalhada e organizada, o que vivemos ou vemos. No caso de descrição de pessoas, é necessário que o leitor de nosso texto consiga imaginar a pessoa de nossa descrição tal como é. Sendo assim, além de dar uma descrição física ou objetiva (altura, cor dos olhos, cabelo, forma do rosto, do nariz, da boca, porte, trajes), também é importante fazer a descrição subjetiva, dizer como é seu caráter (o modo de ser do personagem, seus hábitos, atitudes e personalidade, características interiores). Veja os passos detalhados abaixo:


1º) Na introdução, devemos apresentar as características gerais, como por exemplo, quem é a pessoa, a que se dedica, qual é seu nome, idade e gênero.

2º) Em seguida, podemos apontar alguns traços físicos que caracterizem a pessoa, o que mais notamos ao observá-la. Pode ser a altura, o peso, os olhos, o cabelo, o nariz ou a boca. Todos estes elementos de nossa descrição devem ser acompanhados por adjetivos que possam criar uma imagem no leitor ou ouvinte. Podemos também falar na descrição da forma de vestir da pessoa, comentar se é cuidadosa com seu vestuário ou se pelo contrário é uma pessoa mais desalinhada. Exemplo: Sua pele era muito branca, os olhos azuis, bochechas rosadas. Estatura mediana, magra. Parecia um anjo.

3º) Depois disso, a descrição deve passar para o caráter da pessoa (modo de olhar (altivo, humilde, gracioso), de sorrir, de agir perante as situações diversas: honesta, persistente, determinada, acomodada, precavida). É um dos pontos mais importantes e difíceis, pois é mais difícil de ver à simples vista. Aqui também podemos descrever aspectos como seus costumes ou gostos, bem como seus hobbies.

4º) Por último, faça uma conclusão do texto, realçando novamente sua característica predominante.

É muito importante que na descrição de uma pessoa utilizemos os cinco sentidos: audição, gustação, olfato, tato e um grande repertório de adjetivos qualificativos, pois eles são uma das ferramentas mais importantes da linguagem na hora de descrever. Além disso, também é interessante usar determinadas figuras de linguagem como, por exemplo, a comparação ou a metáfora. Graças a elas o discurso da nossa descrição será bem mais formal, além de poder criar uma imagem melhor do está sendo descrito na mente do leitor ou ouvinte. Use também os cinco sentidos: audição, gustação, olfato, tato.

Exemplo:
Mariana
As moças da festa eram bonitas, mas mariana destacava-se entre as demais. Quando passava pelo meio do salão, todos a miravam: os homens, com encantamento; as mulheres; indignadas com a atenção que a bela atraía para si.
À medida que caminhava, seus longos e brilhantes cabelos pretos, com leves encaracolados nas pontas, adornavam o belo rosto moreno claro. Os olhos grandes com pupilas pretas formavam um harmonioso conjunto com as sobrancelhas escuras e os lábios grossos e vermelhos. A cintura lembrava o violão usado pelos músicos que animavam a festa. As roupas que usava, geralmente vestido não muito curto ou saia e blusa com sutil transparência, caíam-lhe perfeitamente, enfeitando-a como as flores enfeitam as árvores na primavera.
Seu andar era delicado e ao mesmo tempo firme, pois sabia que os olhares, ainda que disfarçados, a acompanhavam. Quando algum jovem corajoso se aproximava com o fim de convidá-la para uma dança, deixava apareceu um sorriso cativador, mas recusava-se, com o argumento de que preferia observar. Parecia incapaz de uma resposta rude ou ato grosseiro.

Pouco se sabia sobre Mariana, a não ser que havia se mudado para o bairro recentemente e que todas as noites ia à cidade vizinha para sua faculdade. A única certeza que se tinha era que os mancebos continuariam a admirá-la até que um conseguisse romper a barreira do mistério e a tirasse para dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.