quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR?



Durante os estudos do curso Introdução à educação digital, foi sugerida a leitura de Andréa Cecília Ramal (2000). Achei válido transformá-lo em post neste blog, a fim de levar os visitantes a refletirem sobre esse tema.

"Vamos receber de herança os sonhos de todas as outras gerações, redimi-las realizando tudo o que não puderam conhecer. Agora sim, está em nossas mãos a derrubada dos muros para fazer conexões com o mundo, a criação do espaço para a arte e a poesia, o tempo para o diálogo amigo, o trabalho cooperativo, a discussão coletiva, a partilha dos sentidos. Está em nossas mãos a construção de uma escola mais feliz, feita por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula, onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas sim uma aventura.
A nossa pior aula, o lado repetitivo, burocrático e por vezes até acomodado da
escola, esse vamos deixar para o computador. Ele saberá transformar nossas exposições maçantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para a construção do saber. Então poderemos, finalmente, ficar com a melhor parte, aquela para a qual não nos sobrava tempo, porque pensávamos que devíamos transmitir conhecimentos.
Então será preciso que cada mestre se despeça da figura de professor transmissor de conteúdos que há em si mesmo, e que os alunos abandonem seu papel de recep tores passivos. Isso é o pior de todos nós, não nos daremos mais a conhecer assim."


Sintam-se à vontade em colocar suas opiniões no campo de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.