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terça-feira, 25 de julho de 2017

Figuras de Linguagem mais recorrentes no ENEM

Olá, pessoal!!

Encontrei este material super interessante no site Estratégia Concurso .

Quem aí está na preparação para o ENEM? Sabia que um assunto bastante recorrente na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias é o estudo das figuras de linguagem? Sim! O sentido figurado vem com tudo no ENEM! Quer saber um pouco mais sobre isso? Cola comigo!

Também chamadas de figuras de estilo, as figuras de linguagem são recursos especiais de que se vale quem fala ou escreve, para imprimir mais força, colorido, intensidade e beleza à expressão! O estudo das figuras de linguagem faz parte da estilística.

Professora, quais são as figuras de linguagem que mais são cobradas no ENEM?

São muitos os usos figurativos que podemos fazer da linguagem, mas sabemos que algumas figuras aparecem mais, são elas: metáfora, comparação, metonímia, sinestesia, eufemismo, personificação, silepse, pleonasmo, hipérbole, paradoxo e ironia!
Vejamos um pouquinho sobre cada uma delas para relembrar:

 
Metáfora
É a substituição de um termo por outro baseada numa relação de analogia (que significa semelhança de sentido entre dois termos).
Exemplo: O jogo já vai começar. Já estão todos no grande tapete verde, só aguardando o apito do juiz. (Estão todos no campo).
Outro exemplo:
Ele é um leão! (quer dizer que ele é bravo, feroz, forte…)
Veja a representação da metáfora entre homem e leão:
A intercessão representa as características comuns a ambos.

Comparação
É aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança.
Exemplo: Amou como se fosse máquina.
ATENÇÃO!!! Não confunda comparação com metáfora! Ambas são parecidas, mas na comparação há a presença de um elemento comparativo. Vejamos os exemplos:
Meu pai é forte como um touro. Aguentou carregar um armário sozinho. (comparação)
Meu pai é um touro. Aguentou carregar um armário sozinho. (metáfora)

Metonímia
Acontece quando se emprega um termo no lugar de outro, sendo que entre ambos há estreita afinidade ou relação de sentido.
Exemplo: Sei que ela adora Fernando Pessoa. (Adora o que Fernando Pessoa escreveu.)
Esse tipo de metonímia é chamada de “autor pela obra”. Existem outros tipo, veja, por exemplo:
Parte pelo todo: preciso de um teto para morar. (Só um teto?? Não… a casa toda).
Lugar pelo produto feito no lugar: para comemorar compramos um Porto. (Porto = lugar onde é produzido o vinho).
Continente pelo conteúdo: bebeu o cálice todo. (na verdade, bebeu o líquido que estava dentro do cálice).
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Sinestesia
Ocorre quando, numa enunciação, há uma mescla de diferentes sensações que são percebidas pelos órgão de sentido.
Exemplo: Gosto quando mamãe canta. Ela tem uma voz macia e doce. (sentidos: voz = audição; macia = tato; doce = paladar)

Eufemismo
É a utilização de expressões mais leves para suavizar o impacto de enunciados tristes ou desagradáveis.
Exemplo: Vovó virou estrelinha, filho, e agora está lá no céu!

Personificação
Também conhecida como prosopopeia, acontece quando se atribui a seres inanimados qualidades ou sentimentos próprios de seres humanos.
Exemplo: O Sol amanheceu triste e escondido hoje. Acho que vai esfriar!

Silepse
É uma figura de construção que ocorre quando se faz concordância com um termo oculto na oração, mas que é facilmente subentendido. A concordância é feita com a ideia que esse termo representa.
Exemplo: “Dizem que os cariocas somos poucos dados aos jardins públicos.” (Machado de Assis) (termo oculto = nós)

Pleonasmo
É usado para intensificar o significado de um termo através da repetição dele próprio ou da ideia contida nele.
Exemplo: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.” (Fernando Pessoa)
O mar e sempre salgado, certo!

Ironia
Ocorre quando se diz o contrário do que se tem intenção de dizer para satirizar, criticar, questionar certo tipo de pensamento ou para ridicularizá-lo.
Exemplo: Aquele menino dela é um santo. Só derrubou minha coleção de discos de vinil três vezes.

Hipérbole
Consiste no exagero de uma ideia com a intenção de engrandecer ou diminuir a verdade dos fatos.
Exemplo: Já disse isso a você um milhão de vezes!

Paradoxo
Consiste em empregar palavras que, ainda opostas quanto ao sentido, se fundem num mesmo enunciado, resultando numa proposição aparentemente absurda, já que desafia, muitas vezes, a opinião compartilhada pela maioria.
Exemplo:
“A explosiva descoberta
Ainda me atordoa.
Estou cego e vejo.
Arranco os olhos e vejo”.
(Carlos Drummond de Andrade)
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Antítese
É a aproximação, na linguagem escrita ou falada, de termos ou expressões que têm sentidos opostos.
Exemplo: Um misto de alegria e tristeza tomou conta de Jonas quando pisou novamente na rua onde havia passado sua infância.
ATENÇÃO!!! Não confunda antítese e paradoxo. Veja os exemplos:
verdade e a mentira fazem parte do dia a dia. (A antítese é marcada por palavras naturalmente opostas)
Os mesmo braços que serviram de abrigo hoje transmitem solidão. (O paradoxo é marcado por ideias opostas)

Professora, se eu tiver pouco tempo, em qual dessas eu devo focar?

Meus queridos, especialmente em METÁFORA! Todo ano o ENEM traz pelo menos uma questão que envolva essa famosa figura de linguagem, querem ver como?

ENEM 2014
Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para
(A) informar crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
(B) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
(C) dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
(D) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
(E) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.

Comentário: Vejam que interessante, o candidato deve estar atento para o fato de que a questão não cobrou apenas o conhecimento de conteúdos escolares, mas também sua atenção sobre um tema social relevante.
O recurso expressivo utilizado é apresentado logo no enunciado: metáfora. A figura de linguagem mais presente no ENEM. Percebemos a linguagem figurada no plano verbal (“…pesadelo chega antes do sono”) e no plano não-verbal (figura do monstro usado como ilustração). A metáfora fica por conta de aproximar comparativamente a violência sofrida pelas crianças ao monstro que causa medo e temor, a violência é o monstro das crianças.

GABARITO: C

ENEM 2011
O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar:

a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.
b) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade.
c) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.
d) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.
e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

Comentário: observem que existe uma metáfora sugerida na charge, uma intercessão entre o homem primata e o homem atual apresentada pela posição curvada em que se aparecem na figura. A postura final do homem ocorre pelo uso do computador, ou seja, o impacto do desenvolvimento tecnológico ocasiona a dependência (ou a adaptação) do ser à máquina.
GABARITO: A



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