Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Atividade sobre Transitividade Verbal

 


1Classifique os verbos quanto à transitividade.

 a) Maria comprou um carro.

b) João trabalha muito.

c) Ele quis agradar a mim.

d) Lucia gosta de carros luxuosos.

e) Cecília viajou ontem.

 

2. Assinale a alternativa na qual o verbo é transitivo indireto:

 a) O gato desapareceu ontem.

b) Ofereceram um jantar ao melhor vendedor.

c) Eles confiam em seus gerentes.

d) Sei tudo sobre estas coisas.

 

3. No trecho: “Se eu convencesse Carla de que ela não tem razão… Se lhe explicasse que é necessário vivermos em paz…”, os verbos destacados são, respectivamente:

 a) transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto, transitivo indireto.

b) transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto, intransitivo.

c) transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto, intransitivo.

d) transitivo direto e indireto, transitivo direto, intransitivo, transitivo indireto.

e) transitivo direto, transitivo direto, intransitivo, intransitivo.

4. Classifique os complementos verbais das orações abaixo, conforme a legenda:

VTD – Verbo Transitivo Direto

VTI – Verbo Transitivo Indireto

VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto

 

a) Espero que seja feliz!

b) A menina comeu a maçã.

c) Agradeci o convite ao formando.

d) A mulher ama-o muito.

e) Gosto de abacaxi.

 

5. Julgue as alternativas em verdadeiro ou falso em relação à transitividade verbal nas orações abaixo.

I. Bernardo gosta de viajar.

II. Chamei um guincho.

III. A bicicleta quebrou.

IV. Entregou os documentos ao homem.

 

a) ( ) I possui um verbo transitivo indireto e II possui um verbo intransitivo.

b) ( ) III possui um verbo transitivo indireto e IV possui um verbo transitivo direto e indireto.

c) ( ) IV possui um verbo transitivo direto e indireto; e II possui um verbo transitivo direto.

d) ( ) III possui um verbo intransitivo e I possui um verbo transitivo indireto.

e) ( ) II possui um verbo transitivo direto e IV possui um verbo transitivo direto e indireto


****************

Respostas:

1)

a) Verbo transitivo direto.

b) Verbo intransitivo.

c) Verbo transitivo direto (acompanhado do objeto direto preposicionado “a mim”).

d) Verbo transitivo indireto.

e) Verbo intransitivo.

 

2) Resposta: letra C.

 

3) Resposta: letra B.

4)

VTD – Verbo Transitivo Direto

VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto

VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto

VTD – Verbo Transitivo Direto

VTI – Verbo Transitivo Indireto

 

5) Resposta:

a) (F)

b) (F)

c) (V)

d) (V)

e) (V)


segunda-feira, 21 de novembro de 2022

DISCURSO DIRETO E INDIRETO - ATIVIDADES

 



Passe do discurso direto para o indireto:

1) Daniela disse: "Eu não quero ir para escola hoje".

_________________________________________________________________________

 2) O casal quis saber: "Vocês alugam esta casa?"

_________________________________________________________________________

 3) Carmem me perguntou: "Quando você volta das férias?"

_________________________________________________________________________

 4) Rafael disse: "Estou cansado. Não consigo dormir à noite".

_________________________________________________________________________

 5) Meu filho pediu-me: "Posso ir hoje ao cinema com seus amigos"

_________________________________________________________________________

 6) Cláudia confessou: "Detesto trabalhar aos sábados."

­__________________________________________________________________________

 7) Nós afirmamos: "Gostamos de sair, mas preferimos ficar em casa".

_________________________________________________________________________

 8) Minha mãe quis saber: "Você vai ao mercado amanhã?"

_________________________________________________________________________

 9) Eu disse: "Sempre que ouço esta música, lembro-me de meus pais."

_________________________________________________________________________

 

Passe do discurso indireto para o direto:

 1) A médica disse a Bruno que ele estava com problemas de saúde e que precisava de tratamento.

­_________________________________________________________________________

 2) O diretor disse ao público que a peça estava cancelada.

__________________________________________________________________________

 3) Lúcia perguntou a seu pai se podia viajar com suas amigas.

_________________________________________________________________________

 4) Minha tia quis saber se gostávamos de torta de morango.

_________________________________________________________________________

 5) Sandra perguntou a Mário se o carro dele era novo.

__________________________________________________________________________

 6) Eu disse a meu marido que queria ganhar um anel de aniversário de casamento.

__________________________________________________________________________

 7) As meninas contaram à professora que o livro era interessante e queriam ler mais.

_________________________________________________________________________

 8) Nádia contou que suas férias estavam sendo ótimas, porque o sol brilhava o tempo todo.

_________________________________________________________________________


GABARITO

Passe do discurso direto para o indireto:

1) Daniela disse: "Eu não quero ir para escola hoje".

Daniela disse que ela não queria ir para escola naquele dia.

 

2) O casal quis saber: "Vocês alugam esta casa?"

O casal quis saber se eles alugavam aquela casa.

 

3) Carmem me perguntou: "Quando você volta das férias?"

Carmem quis saber quando eu/ele/a voltava das férias.

 

4) Rafael disse: "Estou cansado. Não consigo dormir à noite".

Rafael disse que estava cansado e que não conseguia dormir à noite.

 

5) Meu filho pediu-me: "Posso ir hoje ao cinema com seus amigos"

Meu filho pediu-me se podia ir naquele dia com seus amigos.

 

6) Cláudia confessou: "Detesto trabalhar aos sábados."

Cláudia confessou que detestava trabalhar aos sábados.

 

7) Nós afirmamos: "Gostamos de sair, mas preferimos ficar em casa".

Nós afirmamos que gostávamos de sair, mas preferiam ficar em casa.

 

8) Minha mãe quis saber: "Você vai ao mercado amanhã?"

Minha mãe quis saber se eu/ele/ela ia ao mercado no dia seguinte.

 

9) Eu disse: "Sempre que ouço esta música, lembro-me de meus pais."

Eu disse que sempre que ouvia aquela música, lembrava-me de meus pais.

 

Passe do discurso indireto para o direto:

 1) A médica disse a Bruno que ele estava com problemas de saúde e que precisava de tratamento.

 A médica disse a Bruno: Você está com problemas de saúde e precisa de tratamento.

 

2) O diretor disse ao público que a peça estava cancelada.

O diretor disse ao público: A peça está cancelada.

 

3) Lúcia perguntou a seu pai se podia viajar com suas amigas.

Lúcia perguntou a seu pai: Posso viajar com minhas amigas.

 

4) Minha tia quis saber se gostávamos de torta de morango.

Minha tia quis saber: Gostam de torta de morango?

 

5) Sandra perguntou a Mário se o carro dele era novo.

Sandra perguntou a Mário: Seu carro é novo?

 

6) Eu disse a meu marido que queria ganhar um anel de aniversário de casamento.

Eu disse a meu marido: Quero ganhar um anel de aniversário de casamento.

 

7) As meninas contaram à professora que o livro era interessante e queriam ler mais.

As meninas contaram à professora: O livro é interessante e queremos ler mais.

 

8) Nádia contou que suas férias estavam sendo ótimas, porque o sol brilhava o tempo todo.

Nádia contou: Minhas férias estão sendo ótimas, porque o sol brilha o tempo todo.

 

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Atividades sobre Advérbio

 

ATIVIDADES SOBRE ADVÉRBIO

ATIVIDADES 1. Classifique os advérbios sublinhados.

Siga o exemplo: Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

 

a) Não irei ao passeio. ____________________________________________

b) Sim, posso ir com você. ____________________________________________

d) Amanhã levarei os livras. ____________________________________________

e) Vi um ninho lá na árvore. ____________________________________________

f) Chegamos muito tarde para a aula. _____________________________________

g) Ela não sabe como perdeu. ___________________________________________

h) Gostaria de esperar um pouco? _______________________________________

i) Perto deles, todos ficam em paz. _______________________________________

j) Olhei calmamente a paisagem. _________________________________________

k) Nunca mais nos veremos. ____________________________________________

 

2. Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.

a) As meninas cantaram ________________________. (advérbio de modo)

b) ____________, lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)

c) O menino ___________________sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)

d) Voltaram ________________tarde. (advérbio de intensidade)

e) __________________vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)

f) Eles estavam _________________________agitados. (advérbio de intensidade)



*      *      *







GABARITO

a) Não irei ao passeio.  NEGAÇÃO

b) Sim, posso ir com você. AFIRMAÇÃO

d) Amanhã levarei os livras. TEMPO

e) Vi um ninho na árvore. LUGAR

f) Chegamos muito tarde para a aula. INTENSIDADE

g) Ela não sabe como perdeu. NEGAÇÃO

h) Gostaria de esperar um pouco? INTENSIDADE

i) Perto deles, todos ficam em paz. LUGAR

j) Olhei calmamente a paisagem. MODO

k) Nunca mais nos veremos. TEMPO


2. Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.

a) As meninas cantaram ALEGREMENTE. (advérbio de modo)

b) ONTEM, lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)

c) O menino NÃO sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)

d) Voltaram MUITO tarde. (advérbio de intensidade)

e) TALVEZ vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)

f) Eles estavam MUITO agitados. (advérbio de intensidade)





segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Questões sobre Abstracionismo / Arte Abstrata

 

ATIVIDADES SOBRE ABSTRACIONISMO

 

QUESTÃO 01 Arte abstrata é uma arte:

a) que tem a intenção de representar figuras geométricas.

b) que não pretende representar figuras ou objetos como realmente são.

c) sequencial, como, por exemplo, a história em quadrinhos.

d) que foca na representação da natureza, vista do ponto de vista realístico.

 

QUESTÃO 02 Sobre a arte figurativa, é correto afirmar que:

a) é uma arte que tenta representar figuras e objetos de forma realística.

b) é uma arte que retrata as figuras deformadas, abandonando a realidade.

c) só é representada no cinema, na pintura, mas não no desenho.

d) não retrata a natureza, apenas figuras (objetos) e retratos.

 

QUESTÃO 03 ENEM/2011

Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar mágico. Daí sua “vida inquietante e absurda”. Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada. 

(JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In : JUNG, C. G. (org.). O homem e os seus símbolos . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008)

 


A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta características

 

A) funcionais e de sofisticação decorativa.

B) futuristas e do abstrato geométrico.

C) construtivistas e de estruturas modulares.

D) abstracionistas e de releitura do objeto.

E) figurativas e de representação do cotidiano.

 

QUESTÃO 04 ESPM/2011



Sobre o artista e a pintura é correto afirmar:

 

A) Kandinsky passou à história como o criador da pintura abstrata. Esta obra ilustra a chamada abstração lírica ou abstracionismo expressivo;

B) Kandinsky foi o responsável pelo Plano de Propaganda Monumental, projeto de arte soviética desenvolvida no governo de Stálin. Esta obra é um exemplar do chamado realismo soviético;

C) Kandinsky foi o grande mentor do impressionismo. Esta obra reproduz um delírio figurativo;

D) Kandinsky foi um pintor austríaco, idealizador do simbolismo alegórico. Esta obra explora aspectos sensuais e sonhadores;

E) Kandinsky foi o mais “selvagem” dos pintores, tendo sido criador de uma obra absolutamente pessoal. Esta obra expressa a inquietação, a dor e a angústia.

 

 QUESTÃO 05 ENEM/2017

Ao ser questionado sobre seu processo de criação de ready-mades, Marcel Duchamp afirmou: — Isto dependia do objeto; em geral, era preciso tomar cuidado com o seu look. É muito difícil escolher um objeto porque depois de quinze dias você começa a gostar dele ou a detestá-lo. É preciso chegar a qualquer coisa com uma indiferença tal que você não tenha nenhuma emoção estética. A escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto.

(CABANNE, P Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987 (adaptado))

 


Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em

A)designar ao artista de vanguarda a tarefa de ser o artífice da arte do século XX.

B)    considerar a forma dos objetos como elemento essencial da obra de arte.

C)    revitalizar de maneira radical o conceito clássico do belo na arte.

D)    criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.

E)    atribuir aos objetos industriais o status de obra de arte.

 

QUESTÃO 06 Observando a obra abaixo julgue os itens quanto a sua estética, suas características e seu autor:

 


a( ) A tela denomina-se A Virgem dos Rochedos de Kandinsk, e marca o início do abstratismo.
b( ) Nesta obra é possível identificar algumas montanhas.
c( ) A ausência de relação imediata entre suas formas e cores e a ausência imediata entre formas e
cores de um objetos são característica marcantes desta obra.
d( ) Mais do que os objetos, reconhecemos uma série de planos e de linhas diagonais.


*   *   *


GABARITO

01 - B

02 - A

03 - D

04 - A

05 - D

06 - FVVV  - O nome da obra é A Batalha. Nessa obra ainda é possível identificar - mesmo com formas simplificadas - algumas lanças e montanhas, uma fortaleza e um arco-íris. Entretanto, mais do que objetos , reconhecemos uma série de planos e de linhas diagonais cujas cores vão desde o negro bem nítido até borrões de cores suaves.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

SUAR ou SOAR?

 

Com certeza você já ficou em dúvida sobre como escrever ou falar as palavras SUAR ou SOAR, não é mesmo? Por isso, fiz este texto para ajudá-los.

Qual é o certo: suar ou soar?

As duas palavras estão corretas, mas apresentam significados diferentes que podem modificar toda a estrutura da sua oração.

Significado

 O verbo SOAR vem do substantivo SOM, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som.

Já o termo SUAR se refere ao ato de TRANSPIRAR, isto é, liberar o suor pelos poros. Nesse sentido, ele também se torna muito útil quando queremos falar que alguém se empenhou bastante para conquistar determinada questão.

Exemplos

Veja alguns exemplos para compreender a aplicação de cada palavra.

  • Ouço soar o sino da igreja;
  • Os sinos da igreja soam às 18 horas;
  • Meu amigo está suando muito;
  • Consegui meu emprego com muito suor;
  • Eu suo sempre à noite;
  • Meu pai sua quando está trabalhando.

Gostou deste post? Aproveite para estudar outros assuntos no nosso blog e continuar aprendendo mais sobre a gramática da língua portuguesa!