Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2020

HABILIDADES DA NOVA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
(EF08LP02) Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos.
(EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.
(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
(EF08LP05) Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP10) Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.
(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções.
(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

HABILIDADES GERAIS DO 8° E 9°ANO:
(EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
(EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
(EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.
(EF89LP07) Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento,   à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.
(EF89LP08) Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).
(EF89LP09) Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.
(EF89LP10) Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.
(EF89LP11) Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa  para  a escola  e/ou  a comunidade  escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas.
(EF89LP12) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.
(EF89LP13) Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
(EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.
(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
(EF89LP17) Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens – tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA -, e a regulamentação da organização escolar – por exemplo, regimento escolar -, a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais, como forma de ampliar a compreensão dos direitos e deveres, de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade (o outro tem direito a uma vida digna tanto quanto eu tenho).
(EF89LP18) Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.
(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas
(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar,  por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios   e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.
(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras  por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.
(EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.
(EF89LP23) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados.
(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.
(EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.
(EF89LP26) Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.
(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
(EF89LP28) Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.
(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.
(EF89LP30) Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.
(EF89LP31) Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF89LP34) Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

ATIVIDADES SOBRE VERBOS - GABARITO


Atividades sem resposta aqui.


ATIVIDADE VERBOS

1. Transformem as locuções verbais destacadas em apenas um verbo.

a) Vou ESTUDAR bastante hoje. ESTUDAREI BASTANTE
b) Vou CANTAR com você.    CANTAREI BASTANTE
c) Vamos FICAR quietos.   FICAREMOS QUIETOS.
d))Vou AJUDAR minha mãe nas tarefas da casa. 
AJUDAREI MINHA MAE NAS TAREFAS.

e)Quando cheguei, o professor ia SAINDO.
QUANDO CHEGUEI, O PROFESSOR SAÍA.

f)Vamos VIAJAR nestas férias.   VIAJAREMOS NESTAS FÉRIAS.

g)No céu, as estrelas estavam BRILHANDO como nunca. 
NO CÉU, AS ESTRELAS BRILHAVAM COMO NUNCA.

h)Ia CAMINHANDO sozinho quando avistei você. 
CAMINHAVA SOZINHO QUANDO AVISTEI VOCÊ

2. Grife os verbos das frases abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio aqui.
c) Não arrumamos a sala.
d) Talvez eu experimente o doce.
e) Abra essa porta!
f) Toquem a música e dancem muito.
g) Resolveremos as atividades depois.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo no chão. 

3. Preencha os espaços em branco com as palavras dadas. 

CONTRATARÃO – CONTRATARAM – DISPUTARÃO – JOGARÃO – JOGARAM - JOGARAM - JOGAREM - SERÃO

a) Ontem, os jogadores JOGARAM bem.
b) Amanhã, os alunos DISPUTARÃO a taça final.
c) Precisarão estar muito concentrados para JOGAREM bem. 
d) Caso contrário, os desafios SERÃO sem vitória.
e) Os clubesCONTRATARAM muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco SERÃO muitos mais. 
g) No Maracanã foram, sobretudo, os turistas que JOGARAM bem no futebol. 
h) Com o tempo e a prática, os portugueses JOGARÃO tão bem como eles.



4. Observe a imagem e responda as perguntas que seguem:

a) Qual o assunto do texto?
ATIVIDADES EM UMA SALA DE AULA

b) Quantos verbos podemos encontrar no texto (conte também no título)?
13 VERBOS


c) Os verbos COPIAR, DEIXAR, CAIR, SER, e REPETIR estão em que forma verbal nesta imagem?
INFINITIVO

d) A expressão “VAI CAIR” presente na imagem poderia ser substituída por apenas um verbo e matéria o mesmo sentido. Que verbo seria esse?
CAIRÁ.

e) Na pergunta: “Por que o senhor nunca FALTA?” A palavra em destaque está em qual tempo verbal?
PRESENTE


quarta-feira, 29 de abril de 2020

ATIVIDADES SOBRE VERBOS


ATIVIDADE VERBOS

1. Transformem as locuções verbais destacadas em apenas um verbo.

a) Vou ESTUDAR bastante hoje. 
b) Vou CANTAR com você.
c) Vamos FICAR quietos.
d))Vou AJUDAR minha mãe nas tarefas da casa. 
e)Quando cheguei, o professor ia SAINDO.
f)Vamos VIAJAR nestas férias. 
g)No céu, as estrelas estavam BRILHANDO como nunca. 
h)Ia CAMINHANDO sozinho quando avistei você. 

2. Grife os verbos das frases abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio aqui.
c) Não arrumamos a sala.
d) Talvez eu experimente o doce.
e) Abra essa porta!
f) Toquem a música e dancem muito.
g) Resolveremos as atividades depois.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo no chão. 

3. Preencha os espaços em branco com as palavras dadas. 

CONTRATARÃO – CONTRATARAM – DISPUTARÃO – JOGARÃO – JOGARAM - JOGARAM - JOGAREM - SERÃO

a) Ontem, os jogadores ............. bem.
b) Amanhã, os alunos .................... a taça final.
c) Precisarão estar muito concentrados para ......................... bem. 
d) Caso contrário, os desafios .................. sem vitória.
e) Os clubes.......................... muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco ...................muitos mais. 
g) No Maracanã foram, sobretudo, os turistas que ................... bem no futebol. 
h) Com o tempo e a prática, os portugueses .................. tão bem como eles.



4. Observe a imagem e responda as perguntas que seguem:

a) Qual o assunto do texto?

b) Quantos verbos podemos encontrar no texto (conte também no título)?


c) Os verbos COPIAR, DEIXAR, CAIR, SER, e REPETIR estão em que forma verbal nesta imagem?

d) A expressão “VAI CAIR” presente na imagem poderia ser substituída por apenas um verbo e matéria o mesmo sentido. Que verbo seria esse?

e) Na pergunta: “Por que o senhor nunca FALTA?” A palavra em destaque está em qual tempo verbal?


terça-feira, 28 de abril de 2020

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - GABARITO


1
a)Linguagem não verbal, pois são mostradas apenas imagens.


b) A história acontece nas ruas de uma cidade.

c) Homem (vidraceiro) e menino = personagens principais; Policial e senhora dona de casa = personagens secundários

d) SUGESTÃO DE RESPOSTA: O filme mostra uma parceria entre um menino que quebrava vidros das janelas das casas para que o homem consertasse, fazendo com que eles ganhassem dinheiro.

2. 
a) O pai não entendia nada porque  não entendia o porquê da filha querer um biquíni menor.

b)  A

c) A palavra “menor”, pois se pensa que a filha, por ter crescido, precisava de um biquíni maior.

d) No texto, há linguagem verbal, pois há palavras para haver comunicação. 

EXERCÍCIOS SOBRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL




1. Após assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1ow1oDkhkjo), responda:

a) No vídeo temos uma linguagem verbal ou não verbal? Explique.

b) Onde acontece a história?

c) Quem são os personagens presentes no vídeo?

d) Faça um pequeno resumo do vídeo explicando a história.


2. Leia o texto abaixo:
Pai não entende nada
-Um biquíni novo?
-É, pai.
-Você comprou um no ano passado!
-Não serve mais, pai. Eu cresci.
-Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
-Não serve, pai.
-Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
-Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada:
101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.

a) Por que o pai não entendia nada?

b) A partir do título, como podemos pensar na relação entre pais e filhos?
a) confusa 
b) ignorante
c) amigável
d) amorosa

c) Que palavra é responsável por surpreender as expectativas do leitor? Justifique

d) No texto temos a linguagem verbal ou linguagem não verbal? Justifique.


DEPOIS QUE RESPONDER, PODE CONFERIR SUAS RESPOSTAS AQUI.



BONS ESTUDOS.


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Conceito de verbo

O que é VERBO?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Como posso identificar um VERBO na frase?

É o VERBO quem mostra em uma oração a ação do sujeito. Exemplo: ''Pedro comeu a maçã ontem'' - Nessa frase o verbo é ''Comeu'', ele esta indicando uma ação que o sujeito ''Pedro'' está fazendo.

Exemplos verbos:
dançar                     beber                           rir                           pôr
amar                        comer                          partir                      repôr
cantar                      ler                                decidir                    compôr
estudar                    sofrer                           sorrir                      depôr
trabalhar                  receber                        cair                        contrapôr
beijar                       querer                          abrir                       expôr

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Passe as frases para o plural.


ATIVIDADES PARA TREINAR A CONCORDÂNCIA CORRETA.

Passe as frases para o plural.
a) O banco da praça precisa de reforma.
b) A janela está suja.
c) Ele passou por situação difícil, mas superou.
d) O povo foi dominado e oprimido.
e) O comércio precisa de funcionário capacitado e profissional competente.
f) O ensinamento do pai é útil ao filho.
g) Ele lavou o pé e a mão antes de entrar na casa.
h) A mulher pintou a unha e arrumou o cabelo.
i) A mensagem foi entregue ao professor.
j) A notícia chegou ao ouvido do telespectador com rapidez.
k) A árvore cresceu e fez sombra no quintal da casa.
l) A água cristalina do rio corre calmamente entre as árvores.
m) A mulher da casa se dedica à comida e à organização da casa.
n) O homem ouviu atentamente a mensagem e foi realizar trabalho voluntário.
o) O peixe foi fisgado pelo pescador.
p) A igreja está de porta aberta para todo aquele que precisar.
q) Ele quer comprar pão.
r) O vendedor fica à disposição do cliente.