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quinta-feira, 7 de novembro de 2019

MÚSICA "TELEVISÃO", DOS TITÂS



MÚSICA PARA REFLETIR SOBRE CULTURA E VALORES.

Televisão - Titãs

A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida

Oh Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que o espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura
Oh Cride, fala pra mãe

A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais

Oh Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura
Oh Cride, fala pra mãe

A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais

E eu digo: Oh Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura
Oh Cride, fala pra mãe



ATIVIDADES
1) Quando assistimos TV, o que estamos buscando?
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2) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
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3) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Comente.
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4) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente: 
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b) Maleficamente: ...................................................................................................................
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5) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
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6) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
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7) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
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8) A TV mostra o que as pessoas querem assistir ou as pessoas são o reflexo do que veem na TV?
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ATIVIDADES
1) Quando assistimos TV, o que estamos buscando?
    Buscamos Informação ou entretenimento.

2) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
   Muitas vezes, quando assistimos à TV não questionamos, aceitamos tudo o que nos é entregue todo dia prontinho em nossas casas, pela cabeça daqueles que estão na TV.

3) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Comente.
Por que assistimos e não questionamos a veracidade do que é apresentado.

4) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente: 
Passando notícias atuais e com credibilidade.

b) Maleficamente: A TV limita a imaginação por não exigir esforço das funções cognitivas. Telespectadores assíduos tendem a ler mais vagarosamente do que usuários moderados, segundo pesquisas. Também causa Isolamento.A telinha pode afastar a pessoa do convívio familiar e de amigos.

5) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
    Quando as pessoas veem muita televisão e só assistem programas com pouco interesse, começam a ficar estupidificadas, já não conseguem ver as coisas com perspectivas diferentes, mas sim, na visão em que a televisão quer que as pessoas tenham.

6) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
     A televisão poderia mostrar mais programas que ensinam a fazem alguma coisa e outros sobre conhecimentos específicos de uma área.

7) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?

     Que ele já se sente tão absorvido pelas ideias que a televisão passa, e que já pensa como ela quer.



8) A TV mostra o que as pessoas querem assistir ou as pessoas são o reflexo do que veem na TV?
A TV precisa de audiência para continuar existindo e por isso procura agradar o público. Porém, os programas apresentados tem grande capacidade de manipulação e, mesmo sem perceber, agimos e pensamos conforme o que vemos na tela.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

ATIVIDADES SOBRE O FILME "O CORO"



Crítica: O Coro (Boychoir) 2014


O Coro é um drama sobre o amadurecimento e aceitação de um jovem problemático de onze anos, com um talento muito especial para a música. Stet (Garrett Wareing) vive com a mãe alcoólica numa cidade do Texas, com o pai ausente, pois é fruto de uma breve relação, o que o leva a ter uma atitude de constante de agressividade perante a situação de vida que têm. Depois da trágica morte da sua mãe, através da ajuda de uma das professoras da escola que frequenta, Stet vai para a uma das mais conceituadas escolas de música do país, a National Boychoir School.

O que é suposto ser uma história inspiradora e tocante acaba por aos poucos se ir revelando cada vez mais previsível, não existindo os ingredientes suficientes para causar grande impacto no espectador. O jovem actor Garrett Wareing não se sai mal neste seu primeiro trabalho, mas no geral, as performances ainda muito cruas dos jovens actores do filme, não marcam a diferença, todos apresentando características que já vimos em outros personagens de filmes do género. O papel de Dustin Hoffman é importante, mas para além do facto de não lhe ser dado muito tempo de ecrã, ele segue todo o padrão típico do retraído e aparentemente professor mauzão mas que no fundo tem bom coração - mais uma vez, nada de novo. Kathy Bates e Eddie Izzard contam com papeis secundários onde infelizmente não lhes é dado muito para trabalhar. 

Afinal de contas este também é um filme sobre música e no final esse revela-se o melhor aspecto do filme, com a adição das magnificas vozes das crianças que são absolutamente divinais. A sua predictabilidade e a incapacidade de fugir a todos os clichés habituais de drama "de domingo à tarde" fazem com que não marque a diferença e apenas se junte a uma lista interminável de filmes semelhantes. É pena que tudo não esteja no mesmo tom. Bom de se ouvir, mas não tão surpreendente de se ver.

ATIVIDADES

1) Qual o assunto do filme?

2) A vida familiar de Stet interfere em seu comportamento? Como?

3) Qual a sua opinião sobre a postura do maestro com os alunos da instituição?

4) Comente o suborno do pai de Stet no momento do ingresso na escola de música.Qual a relação com a sociedade atual?

5) Em um dos exercícios do coro, Stet identificou algo que nenhum de seus colegas conseguiu e o comentário do maestro foi “Alguém fez a diferença”. Como você tem feito diferença em seu meio de convívio?

6)Leia, abaixo, as frases do filme e comente-as.
I – Como você se atreve a desperdiçar seu talento?
II – Se você desiste é porque não quer realmente.

7) A trama do filme é surpreendente ou previsível? Justifique.

8) Como a música ajudou Stet com seus problemas?








GABARITO

1) Qual o assunto do filme?
O Coro é um drama sobre o amadurecimento e aceitação de um jovem problemático de onze anos, com um talento muito especial para a música.

2) A vida familiar de Stet interfere em seu comportamento? Como?
Stet (Garrett Wareing) vive com a mãe alcoólica numa cidade do Texas, com o pai ausente, pois é fruto de uma breve relação, o que o leva a ter uma atitude de constante de agressividade perante a situação de vida que têm.

3) Qual a sua opinião sobre a postura do maestro com os alunos da instituição?
Mostra-se rígido, intolerante e responsável. Aparentemente é mau, mas no final do filme revela seu bom coração.

4) Comente o suborno do pai de Stet no momento do ingresso na escola de música.Qual a relação com a sociedade atual?
O pai de Stet precisava se livrar daquele problema que ameaçava sua “família feliz e perfeita”. Levar o garoto para casa significava ameaça para a harmonia de sua casa. Infelizmente em nossa sociedade há muitos problemas sendo resolvidos com acordos financeiros, onde a situação é jogada na mão de outros.

5) Em um dos exercícios do coro, Stet identificou algo que nenhum de seus colegas conseguiu e o comentário do maestro foi “Alguém fez a diferença”. Como você tem feito diferença em seu meio de convívio?
Reposta pessoal.

6)Leia, abaixo, as frases do filme e comente-as.
I – Como você se atreve a desperdiçar seu talento?
II – Se você desiste é porque não quer realmente.
Muitas vezes temos condições de fazer algo, temos a capacidade e a possibilidade, mas não fazemos. Assim, estamos desperdiçando nossos talentos e desistindo de fazer a diferença para alguém ou para nós mesmo.

7) A trama do filme é surpreendente ou previsível? Justifique.
É previsível porque não existem os ingredientes suficientes para causar grande impacto no espectador. No geral, as performances não marcam a diferença. Todos apresentam características que já vimos em outros personagens de filmes do gênero.

8) Como a música ajudou Stet com seus problemas?
O garoto tem dificuldade com comportamento mas a música o ajuda a lidar com essas dificuldades, uma vez que consegue provar que consegue atingir os padrões exigidos para participar do coral.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL: o primeiro ato de imposição cultural portuguesa





A conversão dos povos das novas terras encontradas fazia parte do extenso leque de objetivos almejados com as Grandes Navegações no final do século 15 e início do 16. Neste objetivo em especial, a Igreja Católica portuguesa e espanhola pega uma “ponga” e ver nesta “aventura do além mar”, uma excelente oportunidade de expandir a fé cristã e consequentemente aumentar o número de fiéis. Falando dessa forma, parece que este é o único dos objetivos atribuídos às Navegações, que não possui a finalidade econômica. Se pensarmos bem, com a conversão de novos milhares de fiéis, a arrecadação também aumentaria com os impostos doutrinais comumente cobrados, como por exemplo, o dízimo e a oferta.

A tela “Primeira missa no Brasil”, produzida em 1860, por Victor Meirelles é uma importante fonte histórica que nos fornece informações merecedoras de algumas boas reflexões. Mesmo produzida há mais de três séculos do fato ocorrido, a tela de Meirelles reconstitui com maestria, no imaginário dos brasileiros, como teria sido este momento histórico.
Se formos além da beleza e da perfeição dos traços artísticos, das cores e das técnicas de pintura, esbarraremos em elementos simbólicos que compõem a cena e que estão devidamente carregados, culturalmente falando.

Sendo assim, vamos a análise de cada um destes elementos:

O primeiro deles está no fato dos portugueses estarem todos posicionados ao lado direito da tela, ao lado do mar. Esta representação não nos aponta somente ao fato de que, quem chega são os portugueses, mas sim, que ao chegarem, conquistam. A posição destes na tela, clarifica em nós a impressão de invasão, mesmo com a ausência de atos violentos (trata-se de uma invasão cultural).

E se por um lado os portugueses estão reunidos à direita da cena, os nativos encontram-se do lado esquerdo, simbolizando o desencontro de dois mundos culturais completamente antagônicos. Mas o que chama a atenção é o fato de na cena só apresentar elementos culturais, neste caso o religioso, do homem branco, remetendo-nos a enfadonha visão de que os nativos não possuíam religião ou que aquilo que chamavam de religião, não deveria ser considerado como tal.

A cruz, sem sombra de dúvidas, é o elemento central da tela, nela está contida a ideologia cristã e o fato de está acima de todos, pode ser interpretado pela afirmação de que o cristianismo é a religião que deve ser seguida agora pelos nativos, ou seja, a cruz e a realização da missa em si, é um gesto de imposição cultural.

Mais um aspecto que nos chama a atenção é a postura dos nativos que assistem a celebração, esta não chega a ser de reverência, mas de curiosidade e aceitação, o que não retrata a verdade do conturbado processo de “imposição” e não de “conversão” religiosa que se deu entre portugueses e nativos.

A desvalorização da cultura indígena impregnada na tela de Meirelles, é digamos que, suavizada, se a compararmos com a tela produzida em 1948, por Candido Portinari que também procurava ilustrar a mesma temática: "A Primeira missa no Brasil."

Observe bem a tela de Portinari:




Percebam como é inexistente qualquer aspecto que nos remeta ao nativismo brasileiro, ou seja, esta concepção de Portinari não desvaloriza a cultura indígena, mas a exclui completamente do evento histórico em si.
Sendo assim, dentre os vários questionamentos que a análise destas telas em sala de aula podem gerar, também cabe ai, uma reflexão acerca da mentalidade e/ou da concepção de nação que estes artistas e parte da população em si, tinham na época das suas devidas produções.

Exercícios sobre Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas e Exxplicativas



 1) Transforme os períodos simples em períodos compostos com orações subordinadas adjetivas.
     O aluno estudioso aprende. →  O aluno que estuda aprende.
     a) O homem trabalhador vence na vida.
     b) O aluno preocupado sente-se inseguro.
     c) O homem sorridente revela despreocupação.
     d) O aluno interessado aprende.  

2) A seguir, há três períodos simples. Reúna-os num único período composto por subordinação utilizando as orações adjetivas. Faça as modificações que julgar necessárias.
     O atacante foi negociado com o Barcelona. O Barcelona é o atual líder do campeonato espanhol. o contrato do jogador com o time brasileiro terminou.

Leia o texto e faça as atividades de 3 e 4.
"O carteiro, cujo velho sonho era a formatura do filho, viu logo ali meios de consegui-la. Castrioto, o escrivão do juiz de paz, que o ano passado conseguiu comprar uma casa, mas ainda não pudera cercar, pensou no muro, que lhe devia proteger a horta e a criação. Pelos olhos do sitiante Marques, que andava desde anos atrapalhado para arranjar um pasto, passou logo o prado verde do costa, onde seus bois engordariam e ganhariam forças [...]"
                              
    BARRETO, Lima. A nova Califórnia. In: MORICONI, Ítalo (Org). Os cem     melhores contos brasileiros do século. RJ: Objetiva, 2001. p. 40.


3) Classifique as orações destacadas no texto.

4) Qual é a oração principal do segundo período?

5) Distinga as orações  adjetivas restritivas das explicativas, atentando-se ainda para a pontuação:
    a) Rui Barbosa, que foi grande escritor, deixou-nos um livro sobre questões de língua portuguesa: a Réplica.
    b) A primavera, que é a estação das flores, promete ser radiosa.
    c) Desconhecia todas as razões que ele me lembrou.
    d) Nem tudo o que reluz é ouro.
    e) Pedro II, que foi imperador do Brasil, gostaria de ser professor.
    f) As alegrias, que a vida nos proporciona, devem ser bem aproveitadas.
   g) Soube das novidades na casa do José, que é o meu melhor amigo.
   h) Falava sempre do sítio do avô, onde passava todas as férias.
   i) Sempre chegava atrasado, o que descontentava o patrão.
   j) O relógio que ganhei foi presente do meu padrinho.

6) Transforme as orações adjetivas explicativas em aposto:
     Colombo, que descobriu a América, nasceu em Gênova.
     Colombo, descobridor da América, nasceu em Gênova.
    a) O Tejo, que é o maior rio de Portugal, nasce em Espanha.
    b) O nosso parente, que reside em Lisboa, é rico.
    c) A Rússia, que é o maior país da Europa, confia ao poente coma Alemanha e a Áustria.
    d) José, que é meu primo, vem hoje aqui.
    e) Lisboa, que é a capital de Portugal, tem um porto excelente.
    f) Gutenberg, que inventou a imprensa, era natural de Mogúncia.
    g) A baleia, que é o maior de todos os animais, habita principalmente o mar glacial do norte.
    h) Cipião, que destruiu Cartago, era cognominado o Africano.

7) Divida os seguinte períodos em orações e classifique-as:
    a) Todavia, esperou com rosto seguro a chegada dos cavaleiros que subiam a encosta.
    b) Ele buscara na piedade de Deus o amparo que mal podia esperar das muralhas do forte edifício.
    c) O quinquagenário, em cujas faces pálidas passara um relâmpago de vermelhidão, recuou.
    d) A abadessa aproximou-se das reixas douradas que a separavam do guerreiro.
    e) A mulher procurou das às palavras que proferia um tom de firmeza.
    f) O incêndio que reverberava ao longe e o ruído de um grande combate davam prova da crueza da luta.
   g) Não tardam os cavaleiros que vêm juntar-se aos nossos.
   h) Cumprirei o que ordenas.
   i) Os três, que já iam longe, ouviram os gritos de socorro.
   j) Esta foi a primeira coisa que lhe feriu a vista.
   k) O sussurro que se ouvia entre tantos milhares de homens era cada vez mais acentuado.
   l) Os jovens caminhavam para a orla do bosque onde havia muitas flores.

8) Transforme as orações coordenadas em subordinadas adjetivas, intercalando-as na principal. Atente-se para o emprego da vírgula e a colocação pronominal:
  O âmbar é empregado em vários objetos de ornamento; e encontra-se no mar Báltico.
  O âmbar, que se encontra no mar Báltico, é empregado  em vários objetos de ornamento.

  
  a) A mocidade passa depressa; e é a mais bela época da vida.
    b) A Lua recebe a luz do sol; e é um satélite da Terra.

    c) O Mondego desemboca no Atlântico; e é um dos rios principais de Portugal.
    d) Sintra é visitada por nacionais e estrangeiros; e é o mais belo sítio de Portugal.
    e) A cicuta é uma planta aquática; e é conhecida pelas suas flores pequenas e brancas.
    f) Aqueles cães não mordem; e ladram muito.
    g) Aqueles livros são muito instrutivos; e foram-se oferecidos pelo professor.
    h) O Tejo banha Lisboa; e é o maior rio de Portugal.
    i) A mocidade diz o que intenta fazer; e ela é incauta.
    j) Aqueles homens não querem submeter-se à leis; e eles são maus cidadãos.
    k) A ventoinha é a imagem dos homens inconstantes; e ela vira com todos os ventos.





Gabarito:

1) a) O homem 
que trabalha vence na vida.
    b) O aluno 
que se preocupa sente-se inseguro.
    c) O homem 
que sorri revela despreocupação.
    d) O aluno 
que se interessa aprende.
2) O atacante, cujo contrato com o time brasileiro terminou, foi negociado com o Barcelona, que é o atual líder do campeonato espanhol.
3) cujo velho sonho era a formatura do filho:
 oração subordinada adjetiva explicativa.
    que andava desde anos atrapalhados para arranjar um pasto: 
oração subordinada adjetiva explicativa.
 4) Castrioto, o escrivão do juiz de paz, pensou no muro.
 5) a) explicativa
     b) explicativa
     c) restritiva
     d) restritiva
     e) explicativa
     f) explicativa
     g) explicativa
     h) explicativa
     i) explicativa
     j) restritiva

6) a) O Tejo, o maior rio de Portugal, nasce em Espanha. 
    b) O nosso parente, 
residente em Lisboa, é rico.
    c) A Rússia, o maior país da Europa, confina ao poente com a Alemanha e a Áustria.
    d) José, meu primo, vem hoje aqui.
    e) Lisboa, capital de Portugal, tem um porto excelente.
    f) Gutenberg, inventor da imprensa, era natural de Mogúncia.
    g) A baleia, o maior de todos os animais, habita principalmente o mar glacial do norte.
    h) Cipião, destruidor de Cartago, era cognominado o Africano.

7) a) 
Oração principal: Todavia, esperou com rosto seguro a chegada dos cavaleiros
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que subiam a encosta.

    b) 
Oração principal: Ele buscara na piedade de Deus o amparo
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que mal podia esperar
das muralhas do forte edifício

    c) 
Oração principal: O quinquagenário recuou.
        
Oração subordinada adjetiva explicativa: em cujas faces pálidas passara um relâmpago

    d) 
Oração principal: A abadessa aproximou-se das reixas douradas
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que a separavam do guerreiro.

    e) 
Oração principal: A mulher procurou das às palavras um tom de firmeza
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que proferia

    f) 
Oração principal: O incêndio e o ruído de um grande combate davam prova da crueza da luta
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que reverberava ao longe e o ruído de um grande combate davam prova da crueza da luta.

    g) 
Oração principal: Não tardam os cavaleiros
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que vêm juntar-se aos nossos.

   h) 
Oração principal: Cumprirei o (=aquilo)
       
Oração subordinada adjetiva restritiva: que ordenas.
  
   i) 
Oração principal: Os três ouviram os gritos de socorro.
      
Oração subordinada adjetiva explicativa: que já iam longe

   j) 
Oração principal: Esta foi a primeira coisa a vista.
      
Oração subordinada adjetiva restritiva: que lhe feriu

   k) 
Oração principal: O sussurro era cada vez mais acentuado
       
Oração subordinada adjetiva restritiva: que se ouvia entre tantos milhares de homens

   l) 
Oração principal: Os jovens caminhavam para a orla do bosque    
      
Oração subordinada adjetiva restritiva: onde havia muitas flores.

8) a) A mocidade, 
que é a mais bela época da vida, passa depressa.
    b) A Lua, 
que é um satélite da Terra, recebe a luz do Sol.
    c) O Mondego, 
que é um dos rios principais de Portugal, desemboca no Atlântico.
    d) Sintra, 
que é o mais belo sítio de Portugal, é visitada por nacionais e estrangeiros.
    e) A cicuta, 
que é conhecida pelas suas flores pequenas e brancas, é uma planta aquática.
    f) Aqueles cães 
que ladram muito não mordem.
    g) Aqueles livros 
que me foram oferecidos pelo professor são muito instrutivos.
   h) O Tejo, 
que é o maior rio de Portugal, banha Lisboa.
   i) A mocidade, 
que é incauta, diz o que intenta fazer.
   j) Aqueles homens 
que são maus cidadãos não querem submeter-se às leis.
  k) A ventoinha, 
que vira com todos os ventos, é a imagem do homem inconstante.


Fonte: http://joanaguga.blogspot.com/2015/12/exercicios-oracoes-subordinadas.html

Exercícios sobre oração adjetiva e explicativa


Diga se a Oração Adjetiva é Restritiva ou Explicativa:
01 - Duro é o sofrimento que nasce do vício.
02 - A água, que é incolor, é indispensável.
03 - Comprei um papagaio que fala muito.
04 - Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera.
05 - As pessoas que fingem não são dignas de confiança.
06 - Há coisas que nos comovem.
07 - O vulcão, que parecia extinto, voltou a dar sinal de vida.
08 - É teu tudo quanto aqui existe.
09 - Os bois da região, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
10 - O livro que li é muito bom.
11 - A Lua, que é satélite da terra, inspirou muitos poetas.
12 - A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
13 - Infeliz é o homem que não age honestamente.
14 - Os homens que tem seu preço são fáceis de corromper.
15 - Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
16 - O professor indicou os livros que deviam ser lidos.
17- Conhece a casa onde moro?
18 - Espinhosa é a estrada por onde passamos.
19 - João, que era bom aluno, está desempregado.
20 – Todos adoram espelhos que se deformam.
Vejam esse Mapa Mental que encontrei e explica muito bem.










GABARITO
01 - Duro é o sofrimento que nasce do vício. Restritiva.
02 - A água, que é incolor, é indispensável. Explicativa.
03 - Comprei um papagaio que fala muito. Restritiva.
04 - Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera. Explicativa.
05 - As pessoas que fingem não são dignas de confiança. Restritiva.
06 - Há coisas que nos comovem. Restritiva.
07 - O vulcão, que parecia extinto, voltou a vida. Explicativa.
08 - É teu tudo quanto aqui existe. Restritiva.
09 - Os bois, que contraíram febre aftosa, serão examinados. Explicativa
10 - O livro que li é muito bom. Restritiva.
11 - A Lua, que é satélite da terra, inspirou muitos poetas. Explicativa.
12 - A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação. Explicativa.
13 - Infeliz é o homem que não age honestamente. Restritiva.
14 - Os homens que tem seu preço são fáceis de corromper. Restritiva.
15 - Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito. Explicativa.
16 - O professor indicou os livros que deviam ser lidos. Restritiva.
17 - Conhece a casa onde moro? Restritiva.
18 - Espinhosa é a estrada por onde passamos. Restritiva.
19 - João, que era bom aluno, está desempregado. Explicativa.
20 – Todos adoram espelhos que se deformam. Restritiva.