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terça-feira, 24 de setembro de 2019

A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL: o primeiro ato de imposição cultural portuguesa





A conversão dos povos das novas terras encontradas fazia parte do extenso leque de objetivos almejados com as Grandes Navegações no final do século 15 e início do 16. Neste objetivo em especial, a Igreja Católica portuguesa e espanhola pega uma “ponga” e ver nesta “aventura do além mar”, uma excelente oportunidade de expandir a fé cristã e consequentemente aumentar o número de fiéis. Falando dessa forma, parece que este é o único dos objetivos atribuídos às Navegações, que não possui a finalidade econômica. Se pensarmos bem, com a conversão de novos milhares de fiéis, a arrecadação também aumentaria com os impostos doutrinais comumente cobrados, como por exemplo, o dízimo e a oferta.

A tela “Primeira missa no Brasil”, produzida em 1860, por Victor Meirelles é uma importante fonte histórica que nos fornece informações merecedoras de algumas boas reflexões. Mesmo produzida há mais de três séculos do fato ocorrido, a tela de Meirelles reconstitui com maestria, no imaginário dos brasileiros, como teria sido este momento histórico.
Se formos além da beleza e da perfeição dos traços artísticos, das cores e das técnicas de pintura, esbarraremos em elementos simbólicos que compõem a cena e que estão devidamente carregados, culturalmente falando.

Sendo assim, vamos a análise de cada um destes elementos:

O primeiro deles está no fato dos portugueses estarem todos posicionados ao lado direito da tela, ao lado do mar. Esta representação não nos aponta somente ao fato de que, quem chega são os portugueses, mas sim, que ao chegarem, conquistam. A posição destes na tela, clarifica em nós a impressão de invasão, mesmo com a ausência de atos violentos (trata-se de uma invasão cultural).

E se por um lado os portugueses estão reunidos à direita da cena, os nativos encontram-se do lado esquerdo, simbolizando o desencontro de dois mundos culturais completamente antagônicos. Mas o que chama a atenção é o fato de na cena só apresentar elementos culturais, neste caso o religioso, do homem branco, remetendo-nos a enfadonha visão de que os nativos não possuíam religião ou que aquilo que chamavam de religião, não deveria ser considerado como tal.

A cruz, sem sombra de dúvidas, é o elemento central da tela, nela está contida a ideologia cristã e o fato de está acima de todos, pode ser interpretado pela afirmação de que o cristianismo é a religião que deve ser seguida agora pelos nativos, ou seja, a cruz e a realização da missa em si, é um gesto de imposição cultural.

Mais um aspecto que nos chama a atenção é a postura dos nativos que assistem a celebração, esta não chega a ser de reverência, mas de curiosidade e aceitação, o que não retrata a verdade do conturbado processo de “imposição” e não de “conversão” religiosa que se deu entre portugueses e nativos.

A desvalorização da cultura indígena impregnada na tela de Meirelles, é digamos que, suavizada, se a compararmos com a tela produzida em 1948, por Candido Portinari que também procurava ilustrar a mesma temática: "A Primeira missa no Brasil."

Observe bem a tela de Portinari:




Percebam como é inexistente qualquer aspecto que nos remeta ao nativismo brasileiro, ou seja, esta concepção de Portinari não desvaloriza a cultura indígena, mas a exclui completamente do evento histórico em si.
Sendo assim, dentre os vários questionamentos que a análise destas telas em sala de aula podem gerar, também cabe ai, uma reflexão acerca da mentalidade e/ou da concepção de nação que estes artistas e parte da população em si, tinham na época das suas devidas produções.

Exercícios sobre Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas e Exxplicativas



 1) Transforme os períodos simples em períodos compostos com orações subordinadas adjetivas.
     O aluno estudioso aprende. →  O aluno que estuda aprende.
     a) O homem trabalhador vence na vida.
     b) O aluno preocupado sente-se inseguro.
     c) O homem sorridente revela despreocupação.
     d) O aluno interessado aprende.  

2) A seguir, há três períodos simples. Reúna-os num único período composto por subordinação utilizando as orações adjetivas. Faça as modificações que julgar necessárias.
     O atacante foi negociado com o Barcelona. O Barcelona é o atual líder do campeonato espanhol. o contrato do jogador com o time brasileiro terminou.

Leia o texto e faça as atividades de 3 e 4.
"O carteiro, cujo velho sonho era a formatura do filho, viu logo ali meios de consegui-la. Castrioto, o escrivão do juiz de paz, que o ano passado conseguiu comprar uma casa, mas ainda não pudera cercar, pensou no muro, que lhe devia proteger a horta e a criação. Pelos olhos do sitiante Marques, que andava desde anos atrapalhado para arranjar um pasto, passou logo o prado verde do costa, onde seus bois engordariam e ganhariam forças [...]"
                              
    BARRETO, Lima. A nova Califórnia. In: MORICONI, Ítalo (Org). Os cem     melhores contos brasileiros do século. RJ: Objetiva, 2001. p. 40.


3) Classifique as orações destacadas no texto.

4) Qual é a oração principal do segundo período?

5) Distinga as orações  adjetivas restritivas das explicativas, atentando-se ainda para a pontuação:
    a) Rui Barbosa, que foi grande escritor, deixou-nos um livro sobre questões de língua portuguesa: a Réplica.
    b) A primavera, que é a estação das flores, promete ser radiosa.
    c) Desconhecia todas as razões que ele me lembrou.
    d) Nem tudo o que reluz é ouro.
    e) Pedro II, que foi imperador do Brasil, gostaria de ser professor.
    f) As alegrias, que a vida nos proporciona, devem ser bem aproveitadas.
   g) Soube das novidades na casa do José, que é o meu melhor amigo.
   h) Falava sempre do sítio do avô, onde passava todas as férias.
   i) Sempre chegava atrasado, o que descontentava o patrão.
   j) O relógio que ganhei foi presente do meu padrinho.

6) Transforme as orações adjetivas explicativas em aposto:
     Colombo, que descobriu a América, nasceu em Gênova.
     Colombo, descobridor da América, nasceu em Gênova.
    a) O Tejo, que é o maior rio de Portugal, nasce em Espanha.
    b) O nosso parente, que reside em Lisboa, é rico.
    c) A Rússia, que é o maior país da Europa, confia ao poente coma Alemanha e a Áustria.
    d) José, que é meu primo, vem hoje aqui.
    e) Lisboa, que é a capital de Portugal, tem um porto excelente.
    f) Gutenberg, que inventou a imprensa, era natural de Mogúncia.
    g) A baleia, que é o maior de todos os animais, habita principalmente o mar glacial do norte.
    h) Cipião, que destruiu Cartago, era cognominado o Africano.

7) Divida os seguinte períodos em orações e classifique-as:
    a) Todavia, esperou com rosto seguro a chegada dos cavaleiros que subiam a encosta.
    b) Ele buscara na piedade de Deus o amparo que mal podia esperar das muralhas do forte edifício.
    c) O quinquagenário, em cujas faces pálidas passara um relâmpago de vermelhidão, recuou.
    d) A abadessa aproximou-se das reixas douradas que a separavam do guerreiro.
    e) A mulher procurou das às palavras que proferia um tom de firmeza.
    f) O incêndio que reverberava ao longe e o ruído de um grande combate davam prova da crueza da luta.
   g) Não tardam os cavaleiros que vêm juntar-se aos nossos.
   h) Cumprirei o que ordenas.
   i) Os três, que já iam longe, ouviram os gritos de socorro.
   j) Esta foi a primeira coisa que lhe feriu a vista.
   k) O sussurro que se ouvia entre tantos milhares de homens era cada vez mais acentuado.
   l) Os jovens caminhavam para a orla do bosque onde havia muitas flores.

8) Transforme as orações coordenadas em subordinadas adjetivas, intercalando-as na principal. Atente-se para o emprego da vírgula e a colocação pronominal:
  O âmbar é empregado em vários objetos de ornamento; e encontra-se no mar Báltico.
  O âmbar, que se encontra no mar Báltico, é empregado  em vários objetos de ornamento.

  
  a) A mocidade passa depressa; e é a mais bela época da vida.
    b) A Lua recebe a luz do sol; e é um satélite da Terra.

    c) O Mondego desemboca no Atlântico; e é um dos rios principais de Portugal.
    d) Sintra é visitada por nacionais e estrangeiros; e é o mais belo sítio de Portugal.
    e) A cicuta é uma planta aquática; e é conhecida pelas suas flores pequenas e brancas.
    f) Aqueles cães não mordem; e ladram muito.
    g) Aqueles livros são muito instrutivos; e foram-se oferecidos pelo professor.
    h) O Tejo banha Lisboa; e é o maior rio de Portugal.
    i) A mocidade diz o que intenta fazer; e ela é incauta.
    j) Aqueles homens não querem submeter-se à leis; e eles são maus cidadãos.
    k) A ventoinha é a imagem dos homens inconstantes; e ela vira com todos os ventos.





Gabarito:

1) a) O homem 
que trabalha vence na vida.
    b) O aluno 
que se preocupa sente-se inseguro.
    c) O homem 
que sorri revela despreocupação.
    d) O aluno 
que se interessa aprende.
2) O atacante, cujo contrato com o time brasileiro terminou, foi negociado com o Barcelona, que é o atual líder do campeonato espanhol.
3) cujo velho sonho era a formatura do filho:
 oração subordinada adjetiva explicativa.
    que andava desde anos atrapalhados para arranjar um pasto: 
oração subordinada adjetiva explicativa.
 4) Castrioto, o escrivão do juiz de paz, pensou no muro.
 5) a) explicativa
     b) explicativa
     c) restritiva
     d) restritiva
     e) explicativa
     f) explicativa
     g) explicativa
     h) explicativa
     i) explicativa
     j) restritiva

6) a) O Tejo, o maior rio de Portugal, nasce em Espanha. 
    b) O nosso parente, 
residente em Lisboa, é rico.
    c) A Rússia, o maior país da Europa, confina ao poente com a Alemanha e a Áustria.
    d) José, meu primo, vem hoje aqui.
    e) Lisboa, capital de Portugal, tem um porto excelente.
    f) Gutenberg, inventor da imprensa, era natural de Mogúncia.
    g) A baleia, o maior de todos os animais, habita principalmente o mar glacial do norte.
    h) Cipião, destruidor de Cartago, era cognominado o Africano.

7) a) 
Oração principal: Todavia, esperou com rosto seguro a chegada dos cavaleiros
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que subiam a encosta.

    b) 
Oração principal: Ele buscara na piedade de Deus o amparo
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que mal podia esperar
das muralhas do forte edifício

    c) 
Oração principal: O quinquagenário recuou.
        
Oração subordinada adjetiva explicativa: em cujas faces pálidas passara um relâmpago

    d) 
Oração principal: A abadessa aproximou-se das reixas douradas
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que a separavam do guerreiro.

    e) 
Oração principal: A mulher procurou das às palavras um tom de firmeza
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que proferia

    f) 
Oração principal: O incêndio e o ruído de um grande combate davam prova da crueza da luta
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que reverberava ao longe e o ruído de um grande combate davam prova da crueza da luta.

    g) 
Oração principal: Não tardam os cavaleiros
        
Oração subordinada adjetiva restritiva: que vêm juntar-se aos nossos.

   h) 
Oração principal: Cumprirei o (=aquilo)
       
Oração subordinada adjetiva restritiva: que ordenas.
  
   i) 
Oração principal: Os três ouviram os gritos de socorro.
      
Oração subordinada adjetiva explicativa: que já iam longe

   j) 
Oração principal: Esta foi a primeira coisa a vista.
      
Oração subordinada adjetiva restritiva: que lhe feriu

   k) 
Oração principal: O sussurro era cada vez mais acentuado
       
Oração subordinada adjetiva restritiva: que se ouvia entre tantos milhares de homens

   l) 
Oração principal: Os jovens caminhavam para a orla do bosque    
      
Oração subordinada adjetiva restritiva: onde havia muitas flores.

8) a) A mocidade, 
que é a mais bela época da vida, passa depressa.
    b) A Lua, 
que é um satélite da Terra, recebe a luz do Sol.
    c) O Mondego, 
que é um dos rios principais de Portugal, desemboca no Atlântico.
    d) Sintra, 
que é o mais belo sítio de Portugal, é visitada por nacionais e estrangeiros.
    e) A cicuta, 
que é conhecida pelas suas flores pequenas e brancas, é uma planta aquática.
    f) Aqueles cães 
que ladram muito não mordem.
    g) Aqueles livros 
que me foram oferecidos pelo professor são muito instrutivos.
   h) O Tejo, 
que é o maior rio de Portugal, banha Lisboa.
   i) A mocidade, 
que é incauta, diz o que intenta fazer.
   j) Aqueles homens 
que são maus cidadãos não querem submeter-se às leis.
  k) A ventoinha, 
que vira com todos os ventos, é a imagem do homem inconstante.


Fonte: http://joanaguga.blogspot.com/2015/12/exercicios-oracoes-subordinadas.html

Exercícios sobre oração adjetiva e explicativa


Diga se a Oração Adjetiva é Restritiva ou Explicativa:
01 - Duro é o sofrimento que nasce do vício.
02 - A água, que é incolor, é indispensável.
03 - Comprei um papagaio que fala muito.
04 - Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera.
05 - As pessoas que fingem não são dignas de confiança.
06 - Há coisas que nos comovem.
07 - O vulcão, que parecia extinto, voltou a dar sinal de vida.
08 - É teu tudo quanto aqui existe.
09 - Os bois da região, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
10 - O livro que li é muito bom.
11 - A Lua, que é satélite da terra, inspirou muitos poetas.
12 - A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
13 - Infeliz é o homem que não age honestamente.
14 - Os homens que tem seu preço são fáceis de corromper.
15 - Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
16 - O professor indicou os livros que deviam ser lidos.
17- Conhece a casa onde moro?
18 - Espinhosa é a estrada por onde passamos.
19 - João, que era bom aluno, está desempregado.
20 – Todos adoram espelhos que se deformam.
Vejam esse Mapa Mental que encontrei e explica muito bem.










GABARITO
01 - Duro é o sofrimento que nasce do vício. Restritiva.
02 - A água, que é incolor, é indispensável. Explicativa.
03 - Comprei um papagaio que fala muito. Restritiva.
04 - Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera. Explicativa.
05 - As pessoas que fingem não são dignas de confiança. Restritiva.
06 - Há coisas que nos comovem. Restritiva.
07 - O vulcão, que parecia extinto, voltou a vida. Explicativa.
08 - É teu tudo quanto aqui existe. Restritiva.
09 - Os bois, que contraíram febre aftosa, serão examinados. Explicativa
10 - O livro que li é muito bom. Restritiva.
11 - A Lua, que é satélite da terra, inspirou muitos poetas. Explicativa.
12 - A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação. Explicativa.
13 - Infeliz é o homem que não age honestamente. Restritiva.
14 - Os homens que tem seu preço são fáceis de corromper. Restritiva.
15 - Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito. Explicativa.
16 - O professor indicou os livros que deviam ser lidos. Restritiva.
17 - Conhece a casa onde moro? Restritiva.
18 - Espinhosa é a estrada por onde passamos. Restritiva.
19 - João, que era bom aluno, está desempregado. Explicativa.
20 – Todos adoram espelhos que se deformam. Restritiva.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Influência da cultura grega na atualidade

Cultura Grega

A invenção do que ainda hoje concebemos como filosofia, ou seja, uma forma de refletir sobre os fenômenos do mundo procurando mediante esta reflexão compreendê-los em sua totalidade. Os gregos form também responsáveis pela invenção do modelo político denominado democracia (o que, em grego, significa governo do povo). Estas duas bases de pensamento e organização da sociedade são vitais para que consigamos compreender os modelos pedagógicos que se inspiram na Educação Grega.
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor Cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Vejamos os principais elementos da cultura grega.

Esportes

Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam em 4 em 4 anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos seus deuses, principalmente a Zeus.
Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.

Artes Plásticas

Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

Filosofia

A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante a o Período Clássico da Grécia. Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates.

Mitologia

Para exprem as coisas do mundo e transmitirem conhecimenos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.

Teatro

Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

Democracia

A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.


Cultura Grega na atualidade

A Sociedade Ocidental deve muito à cultura e à civilização dos gregos e romanos. Muitas foram as contribuições deste modelo civilizatório para o ocidente, e mesmo na atualidade, muito de nosso modo de pensar e ver o mundo ainda contém influências advindas destra época.
As principais contribuições da Grécia Antiga ao mundo Ocidental hoje:
- As vogais;
- O vocabulário técnico-científico e numerosas palavras do dia-dia;
- O desenvolvimento harmonioso do individuo (corpo e mente);
- A cidade autônoma (auto-governada);
- A presença de jurados nos juramentos;
- O perfeccionismo da arte;
- A especulação filosófica;
- A religião.

Exemplo de palavras portuguesas derivadas do grego antigo: biologia, zoologia, psicologia, microscópio, democracia, fantasma, estádio, hídrico, oceano, e outras.

Fontes: