Páginas

sábado, 13 de abril de 2019

OPERÁRIOS, TARSILA DO AMARAL


TRABALHO COMPLEMENTAR – ARTE 
CONTEÚDO: ARTES VISUAIS – Contextos e práticas: análise e apreciação de obra.

Tarsila do Amaral, Operários (1933)

Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas. 


1) Em sua opinião, por que Tarsila não retratou os operários sorrindo?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 
2) Que etnias parecem representadas na obra?
.................................................................................................................................................. 
3) Todas as pessoas parecem ter a mesma idade? ......................................................................................
4) O número de mulheres equivale ao de homens?
..................................................................................................................................................

5) O que o número de homens e mulheres sugere?
..................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................

6) O cenário retrata a industrialização paulistana. O que comprova isso?
..................................................................................................................................................

7) Qual a posição dos trabalhadores?
..................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................

8) Complete o texto abaixo.

A obra acima se chama................................................ e foi pintada por .............................
em .................. A pintura mostra no fundo um cenário de .................................................
e na frente ..................................................................................... As pessoas que vemos são......... ...........................................................................................................................
A pintura pretendia mostrar com essa obra que ...............................................................
............................................................................................................................................
............................................................................................................................................

Veja as respostas aqui.

OPERÁRIOS, TARSILA DO AMARAL


Veja as atividades sem respostas aqui.


TRABALHO COMPLEMENTAR – ARTE – 1º BIMESTRE     GABARITO
CONTEÚDO: ARTES VISUAIS – Contextos e práticas: análise e apreciação de obra.


Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas. 







               Tarsila do Amaral, Operários (1933)


1) Em sua opinião, por que Tarsila não retratou os operários sorrindo?
PORQUE AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS OPERÁRIOS NÃO ERAM BOAS.

2) Que etnias parecem representadas na obra?
SÃO HOMENS E MULHERES COM ORIGEM OU ASCENDÊNCIA EUROPÉIA, AFRICANA E ASIÁTICA. ESSA DIVERSIDADE DEMONSTRA A PREOCUPAÇÃO DE TARSILA DE RETRATAR A DIVERSIDADE CULTURAL DA CLASSE OPERÁRIA BRASILEIRA.

3) Todas as pessoas parecem ter a mesma idade? NÃO
4) O número de mulheres equivale ao de homens? NÃO. HÁ UM NÚMERO MAIOR DE HOMENS.

5) O que o número de homens e mulheres sugere?
SUGERE QUE HAVIA MAIS HOMENS TRABALHANDO NAS FÁBRICAS DO QUE MULHERES.

6) O cenário retrata a industrialização paulistana. O que comprova isso?
A PRESENÇA DE UMA INDÚSTRIA AO FUNDO DA OBRA.

7) Qual a posição dos trabalhadores?
ESTÃO TODOS BEM JUNTOS E TODOS DE FRENTE OLHANDO NA MESMA DIREÇÃO.

8) Complete o texto abaixo.   (sugestão de resposta)

A obra acima se chama     OPERÁRIOS      e foi pintada por      TARSILA DO AMARAL            em   1933   A pintura mostra no fundo um cenário de     UMA INDÚSTRIA      
e na frente     VÁRIAS PESSOAS EM PÉ .           As pessoas que vemos são       TRABALHADORES DAS INDUSTRIAS PAULISTANAS E ESTÁO COM SEMBLANTE TRISTE E CANSADO.
A pintura pretendia mostrar com essa obra que   AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS OPERÁRIOS DA ÉPOCA NÃO ERAM BOAS.................................................................








sexta-feira, 12 de abril de 2019

Produção de texto - conto


Faça um conto baseado na obra As pipas, de Candido Portinari. Lembre-se  de seguir as etapas necessárias (Situação inicial, Conflito, Clímax e Desfecho).  Neste conto é necessário que haja algum diálogo.

Texto formal e informal


Leia os textos abaixo e transforme os em linguagem formal.

TEXTO 1
"Dexa eu te conta, sexta cê num sabe quem apareceu na festa. Sabe o Carlos? Aquele que cê ficou? Então né, eu fiquei na frente dele pra ver se ele mi comprimentava. Aí ele até que me viu, mas fico fingindo que não me viu. Fui logo olhando de cara feia pra ele, e saindo, porque num suporto gente que é falsa. Que que custa dá um oi?

TEXTO 2
 O Dotor Armando foi até a esquina esperá o filho que chegava da escola. Nisso, a Maria ficou em casa preparando o almoço. Quando eles chegarão em casa a Maria tavana cozinha preparando a famosa receita da família boa pra caramba o bolo de fubá cremoso. Aquele que ela aprendeu cum a senhora Carmela anos antes da gente se casâ.


Respostas aqui.

Texto formal e informal - GABARITO


GABARITO
TEXTO 1

"Deixe-me te contar. Você não sabe quem apareceu sexta-feira na festa. Lembra do Carlos? Vocês já namoraram. Enfim, eu fiquei na frente dele para saber se me comprimentava. Ele até que me viu, mas ficou fingindo que não. Logo olhei de cara feia e sai, pois não suporto pessoas falsas. O que custa dar um oi?"

TEXTO 2
Doutor Armando seguiu até a esquina para encontrar o filho que chegava da escola, enquanto Maria, sua esposa, preparava o almoço. Quando chegaram em casa, Armando e seu filho encontraram Dona Maria na cozinha preparando uma das receitas de família, o famoso bolo de fubá cremoso, a qual aprendera com sua avó Carmela.


Exercício deste gabarito aqui.

ATIVIDADES – LÍNGUA PORTUGUESA – LINGUAGEM FORMAL




·         A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras.
·         Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

1. Utilizamos a linguagem Cultura ou Coloquial nas situações abaixo?
a) Durante uma entrevista de emprego...............................
b) Durante uma conversa com os amigos...............................
c) Numa palestra para o público...............................
d) Na sala de aula com a professora...............................
e) Na mensagem de Whatsapp ao amigo. ...............................
f) Em um e-mail para o chefe. ...............................

2. Transforme os discursos abaixo apresentados na linguagem informal, para a linguagem formal:

a) Doeu pra caramba a injeção.  
............................................................................................................................
b)Fui na casa da Mariana porque tava rolando uma festa manera.
............................................................................................................................
c) O Filipe ficô babando na Cíntia.
............................................................................................................................
d) Nois foi comprá pão e precisamo chegá tarde.
............................................................................................................................
e) E aê Brother, como cê tá?
............................................................................................................................
f) Nois chegamos cedo.
............................................................................................................................
g)Eles foi à escola e os professores tinha aplicado prova.
............................................................................................................................
h) As mulher da festa fez uma apresentação.
............................................................................................................................

3) PASSE as frases para norma culta, usando os pronomes LHE, LO, LOS, LA .

A- Vou levar ela amanhã no cinema. .....................................................................................................
B- Vamos encontrar eles no barzinho à noite. ........................................................................................
C- Ele telefonou para você pela manhã ..................................................................................................
D- Irei vender o anel para você por um bom preço.  ...............................................................................
e- Vou dar a você um presente ...............................................................................................................
f- Queria entender você  .........................................................................................................................
g- nunca irei entender  ela, por isto ela se suicidou  ..............................................................................
h- Iremos buscar ele logo cedo.  ...........................................................................................................
I - Queremos levar ela para casa.  .......................................................................................................

4) Passe as frases para o plural.

A) O teu livro é novo.  ............................................................................................................................
B) Aquele sapato não é grande. .............................................................................................................
C) O anel da colega caiu no chão. ..........................................................................................................
D) Avistei de muito longe aquele avião. ..................................................................................................
E) Aquele homem é gentil. ......................................................................................................................
f) O duende protege a mata e seu habitante. ..........................................................................................
g) A estrela brilha no céu como diamante.  ..............................................................................................
h) Ele resolveu comemorar a vitória.  .......................................................................................................




5) Passe as frases  abaixo para os tempos indicados.

a) As pessoas falam sobre desenvolvimento sustentável.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

b) As crianças choram.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

c) Os alunos ficam alegres  com a notícia.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

d) As salas estão limpas e organizadas.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

e) Todos conseguem fazer a lição.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

f) Eles chegam apressados.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

g) Os rapazes tristes abraçam as mães.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................

h) Os pais levam os filhos ao mercado.
Passado:...................................................................................................................................
Futuro:.......................................................................................................................................


LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL - GABARITO



ATIVIDADES – LÍNGUA PORTUGUESA – LINGUAGEM FORMAL

·         A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras.
·         Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

1. Utilizamos a linguagem Cultura ou Coloquial nas situações abaixo?

a) Durante uma entrevista de emprego     CULTA
b) Durante uma conversa com os amigos       COLOQUIAL
c) Numa palestra para o público       CULTA
d) Na sala de aula com a professora       CULTA
e) Na mensagem de Whatsapp ao amigo.      COLOQUIAL
f) Em um e-mail para o chefe.        CULTA

2. Transforme os discursos abaixo apresentados na linguagem informal, para a linguagem formal:
a) Doeu pra caramba a injeção.  
Doeu muito a injeção.

b)Fui na casa da Mariana porque tava rolando uma festa manera.
Fui até a casa de Mariana porque estava acontecendo uma festa divertida.

c) O Filipe ficô babando na Cíntia.
O Filipe ficou admirando muito a Cíntia.

d) Nois foi comprá pão, por isso precisamo chegá tarde.
Nós fomos comprar pão, por isso precisamos chegar tarde.

e) E aê Brother, como cê tá?
Olá amigo, como você está?

f) Nois chegamos cedo.
Nós chegamos cedo.

g)Eles foi à escola e os professores tinha aplicado prova.
Eles foram à escola e os professores tinha aplicado prova.

h) As mulher da festa fez uma apresentação.
As mulheres da festa fizeram uma apresentação.

3) PASSE as frases para norma culta, usando os pronomes LHE, LO, LOS, LA .
A- Vou levar ela amanhã ao cinema.     VOU LEVÁ-LA AMANHÃ AO CINEMA.
B- Vamos encontrar eles no barzinho à noite.     VAMOS ENCONTRÁ-LOS NO BARZINHO À NOITE.
C- Ele telefonou para você pela manhã. ELE TELEFONOU-LHE PELA MANHÃ.
D- Irei vender o anel para você por um bom preço.   IREI VENDER-LHE O ANEL POR UM BOM PREÇO.
e- Vou dar a você um presente. VOU DAR-LHE UM PRESENTE.
f- Queria entender você.  QUERIA ENTENDÊ-LO.
g- Nunca irei entender  ela.   NUNCA IREI ENTENDÊ-LA.
h- Iremos buscar ele logo cedo.  IREMOS BUSCÁ-LO LOGO CEDO.
I - Queremos levar ela para casa. QUEREMOS LEVÁ-LA PARA CASA.

4) Passe as frases para o plural.

A) O teu livro é novo.     OS TEUS LIVROS SÃO NOVOS.
B) Aquele sapato não é grande.    AQUELES SAPATOS NÃO SÃO GRANDES.
C) O anel da colega caiu no chão.    OS ANEIS DA COLEGA CAÍRAM NO CHÃO.
D) Avistei de muito longe aquele avião.    AVISTAMOS DE MUITO LONGE AQUELES AVIÕES.
E) Aquele homem é gentil.   AQUELES HOMENS SÃO GENTIS.
f) O duende protege a mata e seu habitante.   OS DUENDES PROTEGEM AS MATAS E SEUS HABITANTES.

g) A estrela brilha no céu como diamante.  AS ESTRELAS BRILHAM NO CÉU DIAMANTE.
h) Ele resolveu comemorar a vitória.  ELES RESOLVERAM COMEMORAR A VITORIA.

5) Passe as frases  abaixo para os tempos indicados.

a) As pessoas falam sobre desenvolvimento sustentável.
Passado:  As pessoas falaram sobre desenvolvimento sustentável.
Futuro: As pessoas falarão sobre desenvolvimento sustentável.

b) As crianças choram.
Passado: As crianças choraram.
Futuro: As crianças chorarão.

c) Os alunos ficam alegres  com a notícia.
Passado: Os alunos ficaram alegres  com a notícia.
Futuro: Os alunos ficarão alegres  com a notícia.

d) As salas estão limpas e organizadas.
Passado:  As salas estavam limpas e organizadas.
Futuro: As salas estarão limpas e organizadas.

e) Todos conseguem fazer a lição.
Passado: Todos conseguiram fazer a lição.
Futuro: Todos conseguirão fazer a lição.

f) Eles chegam apressados.
Passado:  Eles chegaram apressados.
Futuro: Eles chegarão apressados.

g) Os rapazes tristes abraçam as mães.
Passado: Os rapazes tristes abraçaram as mães.
Futuro: Os rapazes tristes abraçarão as mães.

h) Os pais levam os filhos ao mercado.
Passado: Os pais levaram os filhos ao mercado.
Futuro: Os pais levarão os filhos ao mercado.

sábado, 6 de abril de 2019


A VÍRGULA ENTRE AS ORAÇÕES COORDENADAS
► Use a vírgula nas orações coordenadas corretamente:

As coordenadas assindéticas (sem conjunção) separam-se por vírgulas:
●   Olhou as árvores não viu as folhagens.
●   Apita o árbitro abrem-se as cortinas começa o espetáculo.
●   Trabalha e teima e lima e sofre e sua!
●   Ela não era bela nem elegante nem culta.
●   O menino não se mexeu e Paulo desejou matá-lo.
●   À noite não acabava e às vezes a miséria se reproduzia.
●   Deitara-se cedo e sonhou.
●   Em todo caso repugnava-lhe a idéia de recuar e foi andando.
●   Tivera a felicidade entre as mãos e (mas) a deixara fugir.
●   Tudo isso é simpático mas tem seus inconvenientes.
●   Sofri muito porém espero uma recompensa.
•  Vá onde quiser mas fique morando conosco.
●   Vá onde quiser porém fique morando conosco.
●   Vá onde quiser fique porém morando conosco.
●   O professor ora brinca ora fala sério.
●   Sônia estudou bastante portanto fará uma boa prova.
•  Não obedece à ordem é pois um rebelde.
●   Não falemos alto porque as crianças estão dormindo.

VEJA O GABARITO AQUI.