Páginas

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Modelo de texto descritivo

Pedi a uma aluna para fazer um texto descritivo sobre A PAISAGEM VISTA DE CIMA DE UM MONTE.

Veja o texto:

Numa tarde de sábado, ali estava eu no alto de um monte, frente a uma paisagem vasta e exuberante, com uma pastagem verde e árvores enormes que, de cima do monte, pareciam bem pequenas. Umas tinham o colorido das flores entre as folhas verdes cor-de-cana; outras, cor-de-rosa e amarelo. O azul do céu refletia nos meus olhos azuis.
Dava para sentir os raios de sol bem perto. O vento trazia lá de baixo o perfume das flores das árvores. Ainda dava para ver dali uma casinha bem distante e a fumaça saindo pela chaminé. Os bois se alimentavam da pastagem e caminhavam em filas, parecendo uma fita branca andante. Os pássaros voavam felizes com seus cantos altos.
Do outro lado do monte, uma grande cidade com seus prédios e edifícios. O barulho dos carros que se movimentavam de um lado para o outro quase nem se ouvia. Só o barulho do vento e dos cantos dos pássaros.
Quando percebi, o sol já deixava de brilhar. Já era o entardecer. O barulho dos grilos aumentava no escurecer e eu me retirei do monte feliz.


quarta-feira, 21 de junho de 2017

Como fazer uma boa redação passo a passo


Geralmente, quando vamos fazer um texto dissertativo, encontramos dificuldade em escolher as frases para iniciar os parágrafos e conectivos que estabelecem coesão entre as idéias. Sendo assim, segue abaixo algumas sugestões de frases-modelo. É importante lembrar que, antes de usá-las, é preciso uma prévia análise do tema e planejamento do desenvolvimento, uma vez que tais sugestões não devem ser tomadas como regra.

Bons estudos!


v    Frases-modelo para Introdução de um texto


Esta é a fase de apresentação do seu tema. Deve ser apenas um parágrafo de no máximo 5 ou 6 linhas (2 ou 3 frases)  com linguagem direta, simples e objetiva. Lembre-se também que, em cada parágrafo posterior do desenvolvimento, devem ser defendidas as frases elaboradas na introdução.

Veja um exemplo de introdução extraído de uma redação nota 1000 do ENEM/2016 da candidata Sousa Araújo, 21 anos, Itabuna (Bahia).

No meio do caminho tinha uma pedra

No limiar do século XXI, a intolerância religiosa é um dos principais problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Por um lado, o país é laico e defende a liberdade ao culto e à crença religiosa. Por outros, as minorias que se distanciam do convencional se afundam em abismos cada vez mais profundos, cavados diariamente por opressores intolerantes.

Note que a candidata construiu um parágrafo chamando a atenção o leitor para o problema da intolerância religiosa e apontou duas vertentes para este problema, as quais deverão ser argumentadas no desenvolvimento.

Veja agora outras sugestões para início do parágrafo introdutório:

a) É de fundamental importância o (a)...
b) É indiscutível que…/ inegável que…
c) Muito se discute a importância de…
d) Comenta-se, com freqüência, a respeito de…
e) Apesar de muitos acreditarem que… (refutação).
f) Ao contrário do que muitos acreditam, … (refutação).
g) Pode-se afirmar que, em razão de / devido a ...
h) Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de…
i) Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual…
f) É de conhecimento geral que...
g) Há tempos que, em nosso país, observa-se…
h) Cogita-se com muita freqüência que…
i) Muito se tem discutido, recentemente, acerca de…
j) O (A) ....................... é de fundamental importância em…
k) Ao analisar o (a, os, a)…, é possível conhecer o (a, os, as)…, pois…

v    Frases-modelo para o desenvolvimento de um texto


É nesta parte que colocaremos nossos argumentos e defenderemos os questionamentos e posicionamento da introdução. Por isso, é tão importante que a introdução seja escrita de forma clara e já conduza para o conteúdo que veremos no texto.
Uma boa dica para fazer sua redação é esquematizar suas ideias antes de começar a escrever. Faça frases, enumere-as para que tenham uma sequência lógica, divida-as em parágrafos (geralmente 2 ou 3), conforme as propostas apresentadas na sua introdução.
Nunca use termos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.
Aponte aspectos positivos e negativos com bons argumentos e convença o leitor de que seu ponto de vista apresenta a melhor solução. Esteja sempre atento a temas da atualidade.
Veja, agora, o desenvolvimento da candidata do ENEM:

O Brasil é um país de diversas faces, etnias e crenças e defende em sua Constituição Federal o direito irrestrito à liberdade religiosa. Nesse cenário, tomando como base a legislação e acreditando na laicidade do Estado, as manifestações religiosas e a dissseminação de ideologias fora do padrão não são bem aceitas por fundamentalistas. Assim, o que deveria caracterizar os diversos “Brasis” dentro da mesma nação é motivo de preocupação.
Paradoxalmente ao Estado laico, muitos ainda confundem liberdade de expressão com crimes inafiançáveis. Segundo dados do Instituto de Pesquisa da USP, a cada mês são registrados pelo menos 10 denúncias de intolerância religiosa e destas 15% envolvem violência física, sendo as principais vítimas fieis afro-brasileiros. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição e reafirmado pela Secretaria dos Direitos Humanos é amputado e o abismo entre oprimidos e opressores torna-se, portanto, maior.
Parafraseando o sociólogo Zygmun Bauman, enquanto houver quem alimente a intolerância religiosa, haverá quem defenda a discriminação. Tomando como norte a máxima do autor, para combater a intolerância religiosa no Brasil são necessárias alternativas concretas que tenham como protagonistas a tríade Estado, escola e mídia.

Observem que a candidata construiu três parágrafos. As partes sublinhadas são as teses (ideia a ser argumentada) e, na sequência, vem os argumentos que sustentam a tese. As partes em vermelho são expressões que ligam as ideias.

a) Frases para parágrafos que apresentem  prós e contras:
Alguns argumentam que… . Além disso … . Isso sem contar que …..
Outros, porém,… Há registros históricos de…

b) Frases para parágrafos que apresentem causas e conseqüências:
Ao se examinarem alguns… yerifica-se que …
Pode-se mencionar, por exemplo…,
Em conseqüência disso, vê-se, a todo instante,…

c) Frases para parágrafos que explorem trajetória histórica:
No século… / Em meados dos anos… Quando…, percebia-se que…
Atualmente, observa-se que…
Em conseqüência disso, nota-se…

d) Outras frases:
Dentre os inúmeros motivos que levaram  o (ao) ….. é incontestável que…

Conectivos a serem Utilizados na ligação entre os parágrafos do Desenvolvimento
É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento tenham ligação; a fim de que não transformem o texto em uma seqüência de parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação entre os parágrafos.

a) Além disso…
b) Outro fator existente
c) Outra preocupação constante…
d) Ainda convém lembrar …
e) Por outro lado…
f) Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …



v    Frases-modelo para a conclusão de um texto

A conclusão deve conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente e não se deve acrescentar novas informações à conclusão.

A melhor maneira e retomar a introdução, relembrando a redação como um todo e Apresentar uma perspectiva, ou seja, possíveis soluções para os problemas expostos.


Veja a conclusão da candidata do ENEM:


O Estado, por seu caráter socializante e abarcativo deverá promover políticas públicas que visem garantir uma maior autonomia religiosa e através dos 3 poderes deverá garantir, efetivamente, a liberdade de culto e proteção; a escola, formadora de caráter, deverá incluir matérias como religião em todos os anos da vida escolar; a mídia, quarto poder, deverá veicular campanhas de diversidade religiosa e respeito às diferenças. Somente assim, tirando as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil mais tolerante.

Vejam que a candidata falou sobre a tríade  mencionada  no úlltimo parágrafo do desenvolvimento e,  para cada um, fez uma proposta. Para finalizar justificou o título do texto.
Vejam agora sugestões para serem usadas na conclusão:
a) Em virtude dos fatos mencionados…
b) Por isso tudo…
c) Levando-se em consideração esses aspectos…
d) Dessa forma…
e) Em vista dos argumentos apresentados…
f) Dado o exposto…
g) Tendo em vista aspectos observados…
h) Levando-se em conta o que foi observado…
i) Em virtude do que foi mencionado…
j) Por todos, esses aspectos…
k) Pela observação dos aspectos analisados…
1) Portanto … / logo…/ então…/Assim… –
m) Em face aos dados apresentados…
n) Em face a essa realidade …..




terça-feira, 13 de junho de 2017

Conjunções coordenadas, Contração e combinação de preposições, texto narrativo, descritivo e dissertativo

REVISÃO de LÍNGUA PORTUGUESA

CONTEÚDOS: Conjunções coordenadas, preposições , tipos de redações e acentuação.

1) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa EXPLICATIVA:

a – Tome cuidado naquela estrada, porque ela tem muitos buracos.
b – As mulheres às vezes brigavam, às vezes riam.
c – Pedro estuda muito, contudo tira notas baixas.
d – O estudo é benéfico, mas é árduo.
e – Existe apenas um bem, o conhecimento, e um mal, a ignorância. (Sócrates).

2) Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:

a- Não me interessava. Esforcei-me por meu filho.
b- Estamos apressados. Minha mãe já chamou.
c- Ou toma banho. Ou mexe no celular.
d- Não fomos à aula hoje. Estávamos doentes.
e- A prova estava difícil. Todos alcançaram êxito.
f – Bete estuda. Bete trabalha de vendedora.

3) Faça frases usando:
Todavia:....................................................................................................
Entretanto:.................................................................................................
Porém:.....................................................................................................

4) Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.
1.     Narrar
2.     Argumentar
3.     Descrever

 (    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
(    ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

a) 1, 2, 4
b) 1, 4, 2
c) 4, 2, 1
d) 4, 1, 2
e) 2, 1, 4
   
5. Faça as contrações e combinações com preposições propostas abaixo:

preposição DE + Artigos


de + o = ..............
de + a = ..............
de + os = .............

preposição DE     +
Pronomes pessoais

de + ele = ...............
de + ela = ...............
de + eles = ...............

 preposição DE    +
Pronomes demonstrativos

de + este = .................
de + estas = ...............
de + isto = ...................
de + aquele = ..............


6. Com referência às alternativas propostas, atente-se para os fragmentos poéticos, identificando a classe gramatical referente à palavra que se junta às preposições em destaque:

A - “Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada.” (Fernando Sabino)
B - “Teu corpo moreno / É da cor da praia.” (Manuel Bandeira)
C - “Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam sendo ocultados.” (Bernardo Élis)

(  ) preposição DE + o artigo definido A  
(  ) preposição EM + o artigo indefinido UMA
(  ) preposição DE + o pronome demonstrativo ESSE

7. Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:

a) Daqui a algumas quadras fica a igreja.
b) Neste lugar não há respeito.
c) Estou na escola agora.
d) Fui pela estrada só.
e) Estava numa biblioteca a procura de uma obra literária.

8. Relacione de acordo com a ideia que a preposição de pode estabelecer entre as palavras.
1. lugar
2. causa
3. posse
4. assunto
5. meio
6. matéria

(   ) Morreu de pneumonia.
(   ) Falava de política.
(   ) Morava numa casa de madeira.
(   ) Veio de ônibus.
(   ) Ele chegou de Lisboa.
(   ) A casa de Pedro está sendo reformada.


9. Leia a frase abaixo e circule uma  palavra oxítona acentuada.
a) Escutas e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio. (Pitágoras)

10. Relacione:
a) 3 oxítonas acentuadas.........................................................................
b) 3 oxítonas não acentuadas:.................................................................
c) 3 proparoxítonas:..................................................................................
d) 3 monossílabas acentuadas:..............................................................
e) 3 monossílabas não acentuadas:........................................................

 
GABARITO

CONTEÚDOS: Conjunções coordenadas, preposições , tipos de redações e acentuação.

1) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa EXPLICATIVA:

a – Tome cuidado naquela estrada, porque ela tem muitos buracos.
b – As mulheres às vezes brigavam, às vezes riam.
c – Pedro estuda muito, contudo tira notas baixas.
d – O estudo é benéfico, mas é árduo.
e – Existe apenas um bem, o conhecimento, e um mal, a ignorância. (Sócrates).

2) Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por  oordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:

a- Não me interessava. Esforcei-me por meu filho. Não me interessava, porém esforcei-me por meu filho
b- Estamos apressados. Minha mãe já chamou. Estamos apressados, pois minha mãe já chamou.
c- Ou toma banho. Ou mexe no celular.  Ou toma banho, ou mexe no celular.
d- Não fomos à aula hoje. Estávamos doentes. Não fomos à aula hoje porque estávamos doentes.
e- A prova estava difícil. Todos alcançaram êxito. A prova estava difícil, porém todos alcançaram êxito.
f – Bete estuda. Bete trabalha de vendedora.  Bete estuda e trabalha de vendedora.

OBSERVAÇÃO: Há outras conjunções que podem ser usadas.

3) Faça frases usando: SUGESTÕES DE RESPOSTAS.
Todavia:           Eu trabalho muito, todavia ganho pouco.
Entretanto:       A vida é difícil, entretanto todos querem viver.
Porém:             Doce é bom, porém causa aumento de peso.

4) Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.
4.      Narrar
5.      Argumentar
6.      Descrever

 (    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
(    ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

a) 1, 2, 4
b) 1, 4, 2
c) 4, 2, 1
d) 4, 1, 2
e) 2, 1, 4

5. Faça as contrações e combinações com preposições propostas abaixo:

preposição DE + Artigos


de + o = do
de + a = da
de + os = dos

preposição DE     +
Pronomes pessoais

de + ele = dele
de + ela = dela
de + eles = deles

 preposição DE    +
Pronomes demonstrativos

de + este = deste
de + estas = destas
de + isto = disto
de + aquele = daquele


6. Com referência às alternativas propostas, atente-se para os fragmentos poéticos, identificando a classe gramatical referente à palavra que se junta às preposições em destaque:

A - “Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada.” (Fernando Sabino)
B -  “Teu corpo moreno / É da cor da praia.” (Manuel Bandeira)
C -  “Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam sendo ocultados.” (Bernardo Élis)

( B ) preposição DE + o artigo definido A  
( A ) preposição EM + o artigo indefinido UMA
( C ) preposição DE + o pronome demonstrativo ESSE

7. Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:

a) Daqui a algumas quadras fica a igreja.
b) Neste lugar não há respeito.
c) Estou na escola agora.
d) Fui pela estrada só.
e) Estava numa biblioteca a procura de uma obra literária.
8. Relacione de acordo com a ideia que a preposição de pode estabelecer entre as palavras.
1. lugar
2. causa
3. posse
4. assunto
5. meio
6. matéria

(  2 ) Morreu de pneumonia.
( 4  ) Falava de política.
(  6 ) Morava numa casa de madeira.
( 5  ) Veio de ônibus.
(  1 ) Ele chegou de Lisboa.
(  3 ) A casa de Pedro está sendo reformada.


9. Leia a frase abaixo e circule uma  palavra oxítona acentuada.
a) Escutas e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio. (Pitágoras)

10. Relacione:
a) 3 oxítonas acentuadas..........................................................................................................
b) 3 oxítonas não acentuadas:..................................................................................................
c) 3 proparoxítonas:..................................................................................................................
d) 3 monossílabas acentuadas:................................................................................................

e) 3 monossílabas não acentuadas:.........................................................................................