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quarta-feira, 16 de março de 2016

"AFIM" ou "A FIM"



1) “AFIM” é um adjetivo e significa IGUAL, SEMELHANTE, PARECIDO.

Exemplo: Algumas pessoas possuem idéias afins (semelhantes).

2 -  “A FIM ” faz parte da locução “a fim de”, que significa PARA, indica a finalidade.


Exemplo: Fez aquilo a fim de (para)nos ajudar.

terça-feira, 15 de março de 2016

Texto em espanhol para interpretação

El cuento más corto de la literatura lo escribió el escritor guatemalteco Augusto Monterroso. Observa que en siete palabras están todos los elementos que componen un cuento: personaje, lugar, tiempo, narrador y enredo.

El dinosaurio

Cuando despertó, el dinosaurio todavía estaba allí.

Augusto Monterroso, Cuentos Madrid, Alianza.2005. 

Qual a interpretação para esse conto? Qual sua mensagem? (POSTEM SUAS RESPOSTAS)
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

segunda-feira, 14 de março de 2016

Numeral


Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência.

Exemplos:

1. Aquelas duas pessoas estão conversando..
2. Eu preciso dar duplo clique.
3. A primeira pessoa acaba de chegar.

Além dos numerais que transmitem a ideia expressa pelos números, há outras palavras consideradas numerais porque indicam quantidade, proporção ou ordenação. São eles: década, dúzia, par, ambos(as), novena.


Observação: Quando usamos 1, 2, 12º, 3/4, dizemos que são algarismos e não numerais.


Classificação dos Numerais

Cardinais: indicam contagem, medida. É o número básico. Por exemplo: um, dois, cem mil, etc.

Ordinais: indicam a ordem de alguma coisa. Por exemplo: primeiro, segundo, centésimo, etc.

Fracionários: indicam parte de um inteiro, ou seja, a divisão dos seres, a fração. Por exemplo: meio, terço, dois quintos, etc.

Multiplicativos: expressam ideia de multiplicação dos seres. Por exemplo: dobro, triplo, quíntuplo, etc.


Como escrevemos os numerais por extenso (uso do e)

Por exemplo: 

2.402.628 = dois milhões, quatrocentos
 e dois mil, seiscentos e vinte e oito. 
34.732 = trinta
 e quatro mil, setecentos e trinta e dois.


Emprego dos Numerais

1º) Para indicar papas, reis, imperadores, séculos e partes em que se divide uma obra, utilizam-se os ordinais até décimo e a partir daí os cardinais, desde que o numeral venha depois do substantivo:

Veja:
João Paulo II (segundo)
Luiz XIII (treze)
Dom Pedro I (primeiro)
Francisco XVI (dezesseis)
Século IX (nono)
Século XXI (vinte e um)
Canto V (quinto)
Canto XI (onze)
Capítulo VIII (oitavo)
Capítulo XV (quinze)


2º) Para indicar leis, decretos e portarias, utiliza-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante:

Artigo 1.° (primeiro)
Artigo 10 (dez)
Artigo 9.° (nono)
Artigo 21 (vinte e um)

3º) Ambos/ambas são considerados numerais. Significam "um e outro", "os dois" (ou "uma e outra", "as duas").

Por exemplo:

Maria e Joana resolveram voltar à escola. Ambas estudam pela manhã e trabalham à tarde.


Obs.: A forma "ambos os dois" é considerada exagerada. É melhor evitá-la.






quarta-feira, 2 de março de 2016

Exercícios sobre LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO LÍNGUA, FALA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E FUNÇÕES DA LINGUAGEM com gabarito

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, LÍNGUA E FALA

1) Coloque C para afirmações corretas e E para afirmações erradas.
a(    ) Linguagem é a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio do processo de interação comunicativa.
b(    ) A linguagem não é exclusiva do homem, uma vez que outros seres podem utilizá-la.
c(    ) A língua é o mais completo e natural sistema de comunicação.
d(    ) A língua é estática, isto é, não evolui com o processo de desenvolvimento da comunidade.
e(    ) As línguas apresentam-se sob as formas oral e escrita.
f(    ) Quando nos comunicamos por meio de palavras (oral ou escrita), estamos utilizando a linguagem verbal.
g(    ) Se fazemos uso de gestos e sinais em nossa comunicação, estamos utilizando a linguagem não verbal.
h(    ) Receptor é o falante da mensagem; emissor é o ouvinte da mensagem.
i(    ) Fala é a utilização individual da língua; é um fenômeno fonético (sons).
j(    ) A língua está sempre atualizada com novas palavras, por isso move-se rapidamente.
k(    ) A língua é potencial, social e possui código com estrutura própria.
l(    ) A linguagem verbal é mais rápida e eficaz que a linguagem visual, uma vez que transmite a mensagem de forma completa e objetiva.

2) Leia o texto abaixo e complete as lacunas a seguir.

“Diariamente, duas horas antes do caminhão da prefeitura, a gerência de um restaurante da cidade deposita na calçada dezenas de sacos plásticos com restos de sanduíches.”

A mensagem do texto foi transmitida através da linguagem ...................(verbal/não verbal), utilizando um código estruturado denominado ....................(língua/fala). Por ser um emprego individual da ....................(língua/fala), é uma representação ........................(oral/escrita) da .....................(língua/fala).

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

3) Diga se as frases são exemplos de registro coloquial, culto ou popular.
a) Traga o prato pra mim comer. ..................
b) “Quando oiei a terra ardendo / Quá foguera de são João.” ..................
c) Qué apanha, sordado? Qué apanhá?...................
d) Dê-me um cigarro / Diz a gramática /Do professor e do aluno / E do mulato sabido. ..................
e) Me perco nesse mar de solidão. ......................
f) Cem mil pessoas morreram. ...................
g) A gente não sabe mais o que fazer. .....................




4) Qual variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações?

a) Falando em público sobre o meio ambiente......................
b) Numa mensagem de celular para um amigo. .........................
c) Numa mensagem de celular para seu professor de português. .....................
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma. ..................
e) Numa conversa entre amigos. ......................
f) Num debate ou conferência sobre o Bullying. ......................
g) Num bilhete para sua mãe. ......................
h) Numa redação solicitada pelo professor de português. ......................

5) Qual variedade linguística (técnica ou literária) pode ser identificada em cada texto?

“O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.”
                                (Fernando Pessoa)
.....................
“A busca de melhores práticas de sala de aula visa o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem.”


...............................

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

6) Reconheça, nos textos a seguir, as funções da linguagem.
a) No Brasil, o consumo do álcool é proibido aos menores de 18 anos. Porém, essa lei é descumprida frequentemente. ........................
b) Alô, alô, não desligue, não, ouviu? ........................
c)Você sabe? Hem? Não? ......................
d) Senhor meu! Onde está a humildade! .....................
e) Não saia de mãos vazias. .......................
f) “Pensar eu que o teu destino
   Ligado ao meu, outro fora.” (Gonçalves Dias) .......................

 GABARITO
1) a-C   b-E   c-C   d-E   e-C   f-C   g-C    h-E   i-C    j-E   k-C   l-C
2)  verbal - língua - língua - escrita - fala
3) a-coloquial    b-popular  c-popular   d-culto   e-coloquial   f-culto     g-coloquial
4)  a-culta    b- coloquial    c-culta   d-culta   e-coloquial   f-culta   g-coloquial    h-culta
5) literária         -            técnica
6) a-referencial    b-fática    c-fática     d-emotiva   e-conativa ou apelativa    f-poética