quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Exercícios sobre Homônimos e Parônimos


  
1) Complete a lacuna com as palavras adequadas.

a)        Estava na ............................ de cometer um suicídio. (iminência / eminência)
b)        O menino deixou as ......................... sobre as ......................... a serem pagas. (1-tachas / 2-taxas)
c)        O júri ............................ o acusado. (discriminou / descriminou)
d)       A ............................ do gato ficou enfeitada. (calda / cauda)
e)        Ele foi preso por ...................... de maconha no ....................... de São Paulo. (2-tráfego/1-tráfico)
f)         Seu rosto ficou tão inchado que ficou ............................ (vultoso / vultuoso)
g)        Os animais foram ............................ (arreados / arriados)
h)        O aluno ............................ o desenho. (recreou / recriou)
i)          Soltou o peixe vivo na água e ele ............................ (imergiu / emergiu)
j)          Roberto Carlos levou o carro para o ............................ (conserto / concerto)
k)        Tenho dificuldades em ............................ as palavras. (assentuar / acentuar)
l)          Estava satisfeito por ter ............................ a missão. (comprido / cumprido)
m)      A ............................ de esportes na TV é depois do Jornal Nacional. (cessão / sessão / seção)
n)        O pai fez a ............................ de um terreno ao filho (cessão / sessão / seção)
o)        O assaltante foi apanhado em ............................. (flagrante / fragrante)
p)        Raul Seixas fez muitos ............................ musicais. (consertos / concertos)
q)        Os peixes estão morrendo e ............................. (imergindo / emergindo)
r)         Não discuta. Tenha ............................ esportivo. (senso / censo)
s)         Foi necessário uma corda de 30 metros de ............................ (comprimento / cumprimento)
t)         O alfaiate ............................ os tecidos. (coze / cose)
u)        O alemão é um homem ............................ (alto / auto)
v)        Os cantores farão um ............................ em Manaus. (concerto / conserto)
w)      As crianças ............................ o trabalho de arte. (recriaram / recrearam)
x)        Farei a ............................ de minha poltrona para esta senhora. (sessão / cessão / seção)
y)        O homem entrou no ônibus e contou os ............................ (acentos / assentos)
z)        Não deveria haver ............................ entre as pessoas. (descriminação / discriminação)
aa)     Através do ............................ sabemos o número de pessoas em um município. (senso / censo)
bb)    A ............................Estátua da Liberdade foi atingida por um raio. (vultosa / vultuosa)
cc)     A ............................ do doce está saborosa. (calda / cauda)
dd)   Farei uma visita à ............................ de brinquedos. (sessão / seção / cessão)
ee)     Os vereadores se reunirão para uma ............................ extraordinária. (sessão / seção / cessão)
ff)      Marcos tem mania de fazer ............................ em coisas quebradas. (consertos / concertos)
gg)    A namorada estava usando uma ............................ suave. (fragrância / flagrância)
hh)    O ladrão ............................ na mata após o roubo. (emergiu / imergiu)
ii)        Todos os produtos foram ..................... no formulário de pedido. (descriminados / discriminados)
jj)        Sua ............................ está visitando outro país. (eminência / iminência)
kk)    As palavras foram todas ............................(acentuadas / assentuadas)
ll)        Os professores formar o corpo ............................ da escola. (docente / discente)
mm)         Os alunos formam o corpo ............................ da escola. (docente / discente)
nn)    A palavra ............................ lembra discípulo. (docente / discente)

 “Grandes obras são executadas não pela força, mas pela perseverança.” (Samuel Johnson)