GABARITO
1d – 2b – 3a – 4d – 5d
Páginas
▼
quarta-feira, 27 de março de 2013
Questões de concurso sobre Adjetivo
1.Em que caso a palavra destacada não tem valor de adjetivo?
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.
2.Quanto ao gênero, os adjetivos carioca, breve e só:
a) São todos comparativos.
b) São todos uniformes.
c) São uniformes os dois primeiros, e biformes o último.
d) São todos relativos.
e) São todos uniformes, assim como o adjetivo histórico.
3.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.
4.Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)
5.Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal
GABARITO
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.
2.Quanto ao gênero, os adjetivos carioca, breve e só:
a) São todos comparativos.
b) São todos uniformes.
c) São uniformes os dois primeiros, e biformes o último.
d) São todos relativos.
e) São todos uniformes, assim como o adjetivo histórico.
3.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.
4.Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)
5.Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal
GABARITO
segunda-feira, 25 de março de 2013
Qual a diferença entre Frase e Oração?
Este é um conteúdo que estudamos desde o ensino fundamental, mas muitas são as dúvidas de como distinguir uma frase de uma oração. Vários são os conceitos. Por exemplo:
1)Frase é um enunciado formado por uma ou mais palavras que transmitem informação completa, podendo ou não possuir um verbo, como: Silêncio! Socorro!
2) Oração é a frase ou parte da frase que se estrutura em torno de um verbo, como em: “Não fume” ou “Não beba ao volante”.
1)Frase é um enunciado formado por uma ou mais palavras que transmitem informação completa, podendo ou não possuir um verbo, como: Silêncio! Socorro!
2) Oração é a frase ou parte da frase que se estrutura em torno de um verbo, como em: “Não fume” ou “Não beba ao volante”.
Porém, o grande diferencial entre frase e oração é o VERBO. Se houver verbo, é oração. Se não houver verbo, é apenas uma frase. Vejam os exemplos.
Casa de ferreiro, espeto de pau. FRASE.
Casa de ferreiro tem espeto de pau. Oração.
Silêncio! FRASE
Façam silêncio! ORAÇÃO.
As palavras em vermelho são verbos. Notem que apenas as orações têm verbos.
Fácil, não é?
Bons estudos.
sexta-feira, 22 de março de 2013
EXERCÍCIOS sobre adjetivo COM GABARITO
1)
Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles
se referem.
a) O aluno estudioso consegue bons resultados.
b) As crianças pequenas estavam alegres.
b) As crianças pequenas estavam alegres.
c) A menina ficou irritada com o irmão
d) O homem usava um chapéu grande.
e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado
h) Esse menino tem cabelos pretos e encaracolados. |
. |
2)
Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.
a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.
a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.
a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.
a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.
3)
Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase.
a)As
águas frescas do rio lembram um delicioso banho.
f)As
estrelas brilhantes enfeitam o céu.b)Pessoas apressadas vão para o trabalho. c)As misteriosas sombras provocaram medo. d)A luz clara da lua clareia os caminhos à noite. e)As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu. |
g)
Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
h)
O mar agitado assusta os pescadores.
i)
Pedro é animado.
j)
O rio calmo desperta tranquilidade.
k)
As meninas alegres foram à escola.
l)
Pessoas agitadas rodeavam o doente. |
4)
Escreva o plural das frases.
a)Aquele equipamento é útil, mas perigoso.
a)Aquele equipamento é útil, mas perigoso.
b)Este
aluno é capaz de realizar qualquer atividade.
c)O resultado é possível.
c)O resultado é possível.
d)
Ele é um homem gentil e amoroso.
e)A
menina estudiosa recebeu bons resultados.
f)
O homem português recebeu congratulação.
5)
Complete as frases, colocando o adjetivo ÚTIL no grau indicado.
a)O ônibus é ______________________. (Grau normal)
b)O carro é ___________________ a bicicleta. (grau comparativo de superioridade)
c)A moto é _____________________ a bicicleta. (grau comparativo de igualdade)
d)O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético)
e)O carro é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade)
f)O bicicleta é _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade)
a)O ônibus é ______________________. (Grau normal)
b)O carro é ___________________ a bicicleta. (grau comparativo de superioridade)
c)A moto é _____________________ a bicicleta. (grau comparativo de igualdade)
d)O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético)
e)O carro é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade)
f)O bicicleta é _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade)
6) Crie 2 frases que tenha pelo menos um adjetivo.
......................................................................................................................................
......................................................................................................................................
7) Liste 6 adjetivos pátrios.
.......................................................................................................................................
8)
Defina Adjetivo.
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
CLIQUE AQUI E VEJA O GABARITO
Você poderá gostar também de:
Adjetivo
Flexão dos adjetivos
Locução adjetiva
Adjetivos pátrios
ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS - Questões de concurso
Você poderá gostar também de:
Adjetivo
Flexão dos adjetivos
Locução adjetiva
Adjetivos pátrios
ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS - Questões de concurso
O entusiasmo é a maior força da alma.
Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.
(Napoleão Bonaparte)
GABARITO: Exercício sobre Adjetivo
1)
a)
Adjetivo ESTUDIOSO refere-se a ALUNO; BONS refere-se a RESULTADOS.
b)Adjetivos
PEQUENAS e ALEGRES referem-se a CRIANÇAS.
c)Adjetivo
IRRITADA refere-se a MENINA.
d)Adjetivo
GRANDE refere-se a CHAPÉU.
e)
Adjetivos POBRE e MARTIRIZADO referem-se a GATINHO.
f)Adjetivos
PRETOS e ENCARACOLADOS referem-se a CABELOS.
2)
A
- B - A
3)
a)
frescas, delicioso. g) grandes, belas
b)
apressadas h) agitado
c)
misteriosas i) animado
d)
clara j) calmo
e)
brancas, formosas k) alegres
f)
brilhantes l) agitadas
4)
a)
Aqueles equipamentos são úteis, mas perigosos.
b)
Estes alunos são capazes de realizar quaisquer atividades.
c)
Os resultados são possíveis.
d)
Eles são homens gentis e amorosos.
e)
As meninas estudiosas receberam bons resultados.
f)
Os homens portugueses receberam congratulações.
5)
a)
útil
b)
mais útil que
c)
tão útil quanto
d)
utilíssimo
e)
o mais útil
f)
o menos útil
6)
Sugestão:
As aves noturnas
saíram para caça.
As cadeiras
escolares
foram entregues hoje.
7)
Qualquer adjetivo que indique a naturalidade ou nacionalidade da
pessoa.
Sugestões:
amazonense, mato-grossense, capixaba, baiano, rondoniano, paulista.
8)
Adjetivo é toda palavra que qualifica o substantivo.
segunda-feira, 18 de março de 2013
domingo, 17 de março de 2013
sexta-feira, 15 de março de 2013
quarta-feira, 13 de março de 2013
Fotos do Projeto sobre Dengue
Uma das charges apresentadas...
Alunos fazendo o trabalho prático: Criando a linguagem verbal para charges que lhes foram entregues.
(Obs.: Escolhi duas charges e apaguei a escrita. Assim foi possível a releitura individual das imagens e o desenvolvimento da escrita)
Professora recolhendo os trabalhos...
Trabalho pronto para exposição...
Aluna fazendo a leitura audível da notícia...
Notícia no telão para que todos pudessem acompanhar e visualizar erros de português...
Professor fazendo as considerações finais...
Veja o projeto deste trabalho aqui.
Relatório
Este projeto versou sobre o tema Dengue. Os professores de Língua Portuguesa aproveitaram o tema não só para falar sobre os riscos e prevenção da doença, mas também para trabalhar assuntos de Língua Portuguesa.
Por meio de charges, os professores mostraram a diferença da Linguagem Verbal, Linguagem não verbal e a importância das várias formas de comunicação, estimulando os alunos a falarem sobre suas percepções em relação às imagens que lhes eram apresentadas.
Em seguida, os professores apresentaram notícias relacionadas à dengue no município de Espigão do Oeste. Foi pedido que os alunos fizessem a leitura em voz alta e depois, houve oportunidade de discussão sobre a situação do município em relação à doença, as características do texto"notícia" e alguns erros de português que foram encontrados, ressaltando assim a importância de se adequar a linguagem à situação.
Projeto realizado com alunos do Ensino Fundamental e Médio do curso modular
Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da
Educação
Coordenadoria Regional de
Ensino / SEDUC
Centro Estadual de
Educação de Jovens e Adultos
Donizete Romualdo da Silva
PROJETO PROFESSOR
BRASIL
TEMA: Prevenção e combate à dengue.
DATA: 11 de março de 2013
DURAÇÃO: 1 hora
PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino
Fundamental e Médio
RESPONSÁVEIS: Professora
Haviany Oliveira Bitencourt
Professor
Sérgio Gimenez Leme de Oliveira
Professor
André Gonçalves Torres
JUSTIFICATIVA:
Com a chegada das chuvas, a possibilidade de
acúmulos de água e temperaturas propícias favorecem o
desenvolvimento e multiplicação do mosquito Aedes Aegypti.
Em Espigão do Oeste/RO têm ocorrido muitos
casos de dengue, sendo que apenas uma minoria procura os hospitais.
Algumas medidas estão sendo tomadas, porém ainda não resultou na
em um resultado satisfatório (diminuição dos casos de dengue).
A melhor maneira de combate é a prevenção.
Não havendo água parada, as fêmeas certamente não terão lugar
adequado para que seus ovos se desenvolvam.
Nesse sentido, o projeto tem por finalidade
tomar conhecimento daquilo que está sendo feito para minimizar este
problema (por meio de noticiários relacionados a este município),
bem como conscientizar comunidade escolar sobre a importância de
nossas atitudes e mobilizá-los para uma mudança de comportamento.
CONTEÚDOS
• Prevenção
e combate à dengue.
• Gêneros
textuais como ferramentas para o desenvolvimento do trabalho: texto
jornalístico “notícia” e charges.
OBJETIVO GERAL:
• Desenvolver com a comunidade escolar valores individuais e coletivos para promover uma mudança de comportamento no que se refere ao combate à dengue e desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientizar a comunidade escolar, despertando sentimento de cidadania e a efetiva participação de cidadão no ambiente que o cerca.
•
Ampliar a compreensão da realidade e promover mudanças
comportamentais, objetivando atitudes concretas no combate à dengue.
- Desenvolver a oralidade dentro do contexto: prevenção e combate à dengue.
- Trabalhar a notícia e a charge.
- Relacionar texto verbal e não-verbal.
- Efetuais possíveis correções gramaticais nos textos apresentados pelo professor.
AÇÕES
• Exposição de vídeos e textos com sintomas e cuidados necessários para o combate da dengue;
• Discussão direcionada pelo
professor sobre o tema, com incentivos para que os alunos exponham
suas ideias;
• Visualizações de charges e
estabelecimento de relações entre a linguagem verbal e não verbal.
- Leitura de textos jornalísticos – notícia - pelos alunos e comentários sobre as informações contidas, as características deste gênero textual e a reflexão sobre a realidade do município.
- Correções gramaticais nos textos apresentados pelo professor.
RECURSOS
• Para esta exposição serão
utilizados o computador, o projetor e a caixa amplificadora de som;
• Vídeos através de
pen-drive.
- Material impresso.
- Panfletos.
AVALIAÇÃO
• A avaliação acontecerá
por meio de observação e participação que os alunos fizerem,
sendo notada se estes ficaram atentos visando a obter lições para
suas vidas.
|
|
|
Prof.ª Haviany O. Bitencourt
|
Prof. Sérgio G. L. De Oliveira
|
Prof. André
G. Torres
|
domingo, 10 de março de 2013
quarta-feira, 6 de março de 2013
Ela é UMA MEMBRA ativa Ela é UM MEMBRO ativo?
De acordo com a norma-padrão, membro é uma palavra
que não tem flexão de gênero. Assim, ao pé da letra, a frase correta seria: Ela
é um membro ativo. Igualmente: Dona Maria é o membro mais
antigo daquela instituição. / Ela é um membro muito ativo na
comunidade. Na linguagem coloquial, porém, já é comum empregar-se a forma
flexionada: “Ela é uma membra ativa”. / “Dona Maria é a membra
mais antiga daquela instituição”. / “Ela é uma membra muito ativa na
comunidade”.
Fonte
segunda-feira, 4 de março de 2013
Exercícios sobre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas COM GABARITO
PRATIQUE E GARANTA SUA APROVAÇÃO.
Classifique as palavras quanto à tonicidade.
a) magnólias k) hífen
b) mesa l) cipós
c) diretor m) técnico
d) balaústre n) faísca
e) computador o) passarinho
f) sozinho p) pássaro
g) muito q) aula
h) problemático r) cocaína
i) também s) táxi
GABARITO - Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
Classifique as palavras quanto à
tonicidade.
a) paroxítona k) paroxítona
b) paroxítona l) oxítona
c) oxítona m) proparoxítona
d) paroxítona n) paroxítona
e) oxítona o) paroxítona
f) paroxítona p) proparoxítona
g) paroxítona q) paroxítona
h) proparoxítona r) paroxítona
i) oxítona s) paroxítona
j) paroxítona t) paroxítona
domingo, 3 de março de 2013
Sílaba tônica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona
Se você quer saber qual a sílaba tônica de uma palavra, chame por ela, grite. A sílaba que se estender será a sílaba tônica. Por exemplo, se você tem uma amiga que se chama Camila e quer gritar seu nome, você gritará "Camiiiiiiiiiiiila!”. A sílaba tônica da palavra “Camila” é “mi” porque você esticou o “i” da sílaba. Assim, se você tiver dúvida em alguma palavra, chame por esta palavra.Veja outros exemplos:
históóóóóóória = a sílaba tônica é o "tó".
meeeeeesa = a sílaba tônica é o "me".
janeeeeela =a sílaba tônica é o "ne".
Outra dica: se a palavra já vem acentuada, a sílaba tônica sempre será aquela que tem acento;
Agora que você já sabe como encontrar a sílaba tônica, é só classificá-la quanto à tonicidade, ou seja:
Mas lembre-se: é preciso contar sempre da última sílaba escrita para a primeira. Se você for escrever CADEIRA, primeiro escreve CA, segundo DEI e por último escreve RA. Assim:
1) quando a sílaba forte for a última, chamamos palavra de OXÍTONA. Exemplo: café;
2) quando a sílaba forte for a penúltima, chamamos palavra de PAROXÍTONA. Exemplo: panela;
3) quando a sílaba forte for a antepenúltima, chamamos palavra de PROPAROXÍTONA. Exemplo: tímido;
Bons estudos!