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quarta-feira, 27 de março de 2013

Questões de concurso sobre Adjetivo

1.Em que caso a palavra destacada não tem valor de adjetivo?
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.

2.Quanto ao gênero, os adjetivos carioca, breve e só:
a) São todos comparativos.
b) São todos uniformes.
c) São uniformes os dois primeiros, e biformes o último.
d) São todos relativos.
e) São todos uniformes, assim como o adjetivo histórico.

3.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.

4.Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)

5.Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal


GABARITO

segunda-feira, 25 de março de 2013

Qual a diferença entre Frase e Oração?

Este é um conteúdo que estudamos desde o ensino fundamental, mas muitas são as dúvidas de como distinguir uma frase de uma oração. Vários são os conceitos. Por exemplo:

1)Frase é um enunciado formado por uma ou mais palavras que transmitem informação completa, podendo ou não possuir um verbo, como: Silêncio! Socorro!

2) Oração é a frase ou parte da frase que se estrutura em torno de um verbo, como em: “Não fume” ou “Não beba ao volante”.


Porém, o grande diferencial entre frase e oração é o VERBO. Se houver verbo, é oração. Se não houver verbo, é apenas uma frase. Vejam os exemplos.
Casa de ferreiro, espeto de pau. FRASE.
Casa de ferreiro tem espeto de pau. Oração.
Silêncio! FRASE
Façam silêncio! ORAÇÃO.

As palavras em vermelho são verbos. Notem que apenas as orações têm verbos.

Fácil, não é?
Bons estudos.

sexta-feira, 22 de março de 2013

EXERCÍCIOS sobre adjetivo COM GABARITO


1) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.


a) O aluno estudioso consegue bons resultados.
b) As crianças pequenas estavam alegres.
c) A menina ficou irritada com o irmão
d) O homem usava um chapéu grande.
e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado
h) Esse menino tem cabelos pretos e encaracolados.


.
2) Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.

a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.

a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.

a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.


3) Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase.

a)As águas frescas do rio lembram um delicioso banho.
b)Pessoas apressadas vão para o trabalho.
c)As misteriosas sombras provocaram medo.
d)A luz clara da lua clareia os caminhos à noite.

e)As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu.
f)As estrelas brilhantes enfeitam o céu.
g) Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
h) O mar agitado assusta os pescadores.
i) Pedro é animado.
j) O rio calmo desperta tranquilidade.
k) As meninas alegres foram à escola.
l) Pessoas agitadas rodeavam o doente.


4) Escreva o plural das frases.

a)Aquele equipamento é útil, mas perigoso.
b)Este aluno é capaz de realizar qualquer atividade.
c)O resultado é possível.
d) Ele é um homem gentil e amoroso.
e)A menina estudiosa recebeu bons resultados.
f) O homem português recebeu congratulação.


5) Complete as frases, colocando o adjetivo ÚTIL no grau indicado.

a)O ônibus é ______________________. (Grau normal)
b)O carro é ___________________ a bicicleta. (grau comparativo de superioridade)
c)A moto é _____________________ a bicicleta. (grau comparativo de igualdade)
d)O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético)
e)O carro é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade)
f)O bicicleta é _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade)



6) Crie 2 frases que tenha pelo menos um adjetivo.
......................................................................................................................................
......................................................................................................................................


7) Liste 6 adjetivos pátrios.
.......................................................................................................................................

8) Defina Adjetivo.
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................


CLIQUE AQUI E VEJA O GABARITO



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Adjetivo

Flexão dos adjetivos
Locução adjetiva
Adjetivos pátrios
ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS - Questões de concurso



O entusiasmo é a maior força da alma.
Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.
(Napoleão Bonaparte)

GABARITO: Exercício sobre Adjetivo



1)
a) Adjetivo ESTUDIOSO refere-se a ALUNO; BONS refere-se a RESULTADOS.
b)Adjetivos PEQUENAS e ALEGRES referem-se a CRIANÇAS.
c)Adjetivo IRRITADA refere-se a MENINA.
d)Adjetivo GRANDE refere-se a CHAPÉU.
e) Adjetivos POBRE e MARTIRIZADO referem-se a GATINHO.
f)Adjetivos PRETOS e ENCARACOLADOS referem-se a CABELOS.

2)
A - B - A

3)
a) frescas, delicioso. g) grandes, belas
b) apressadas h) agitado
c) misteriosas i) animado
d) clara j) calmo
e) brancas, formosas k) alegres
f) brilhantes l) agitadas

4)
a) Aqueles equipamentos são úteis, mas perigosos.
b) Estes alunos são capazes de realizar quaisquer atividades.
c) Os resultados são possíveis.
d) Eles são homens gentis e amorosos.
e) As meninas estudiosas receberam bons resultados.
f) Os homens portugueses receberam congratulações.

5)
a) útil
b) mais útil que
c) tão útil quanto
d) utilíssimo
e) o mais útil
f) o menos útil

6)
Sugestão: As aves noturnas saíram para caça.
As cadeiras escolares foram entregues hoje.

7) Qualquer adjetivo que indique a naturalidade ou nacionalidade da pessoa.
Sugestões: amazonense, mato-grossense, capixaba, baiano, rondoniano, paulista.

8) Adjetivo é toda palavra que qualifica o substantivo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas."

domingo, 17 de março de 2013

sexta-feira, 15 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fotos do Projeto sobre Dengue

Uma das charges apresentadas...


Alunos fazendo o trabalho prático: Criando a linguagem verbal para charges que lhes foram entregues.
(Obs.: Escolhi duas charges e apaguei a escrita. Assim foi possível a releitura individual das imagens e o desenvolvimento da escrita)


 Professora recolhendo os trabalhos...
Trabalho pronto para exposição...
Aluna fazendo a leitura audível da notícia...

Notícia no telão para que todos pudessem acompanhar e visualizar erros de português...
Professor fazendo as considerações finais...


Veja o projeto deste trabalho aqui.

Relatório

        Este projeto versou sobre o tema Dengue.  Os professores de Língua Portuguesa aproveitaram o tema não só para falar sobre os riscos e prevenção da doença, mas também para trabalhar assuntos de Língua Portuguesa. 

        Por meio de charges, os professores mostraram a diferença da Linguagem Verbal, Linguagem não verbal e a importância das várias formas de comunicação, estimulando os alunos a falarem sobre suas percepções em relação às imagens que lhes eram apresentadas.

        Em seguida, os professores apresentaram notícias relacionadas à dengue no município de Espigão do Oeste. Foi pedido que os alunos fizessem a leitura em voz alta e depois, houve oportunidade de discussão sobre a situação do município em relação à doença, as características do texto"notícia" e alguns erros de português que foram encontrados, ressaltando assim a importância de se adequar a linguagem à situação.

Projeto realizado com alunos do Ensino Fundamental e Médio do curso modular


 Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria Regional de Ensino / SEDUC
Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos
Donizete Romualdo da Silva


PROJETO PROFESSOR BRASIL


TEMA: Prevenção e combate à dengue.
DATA: 11 de março de 2013
DURAÇÃO: 1 hora
PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino Fundamental e Médio
RESPONSÁVEIS: Professora Haviany Oliveira Bitencourt
Professor Sérgio Gimenez Leme de Oliveira
Professor André Gonçalves Torres

JUSTIFICATIVA:

Com a chegada das chuvas, a possibilidade de acúmulos de água e temperaturas propícias favorecem o desenvolvimento e multiplicação do mosquito Aedes Aegypti.
Em Espigão do Oeste/RO têm ocorrido muitos casos de dengue, sendo que apenas uma minoria procura os hospitais. Algumas medidas estão sendo tomadas, porém ainda não resultou na em um resultado satisfatório (diminuição dos casos de dengue).
A melhor maneira de combate é a prevenção. Não havendo água parada, as fêmeas certamente não terão lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam.
Nesse sentido, o projeto tem por finalidade tomar conhecimento daquilo que está sendo feito para minimizar este problema (por meio de noticiários relacionados a este município), bem como conscientizar comunidade escolar sobre a importância de nossas atitudes e mobilizá-los para uma mudança de comportamento.


CONTEÚDOS

Prevenção e combate à dengue.
Gêneros textuais como ferramentas para o desenvolvimento do trabalho: texto jornalístico “notícia” e charges.


OBJETIVO GERAL:

• Desenvolver com a comunidade escolar valores individuais e coletivos para promover uma mudança de comportamento no que se refere ao combate à dengue e desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Conscientizar a comunidade escolar, despertando sentimento de cidadania e a efetiva participação de cidadão no ambiente que o cerca.
• Ampliar a compreensão da realidade e promover mudanças comportamentais, objetivando atitudes concretas no combate à dengue.
  • Desenvolver a oralidade dentro do contexto: prevenção e combate à dengue.
  • Trabalhar a notícia e a charge.
  • Relacionar texto verbal e não-verbal.
  • Efetuais possíveis correções gramaticais nos textos apresentados pelo professor.


AÇÕES

• Exposição de vídeos e textos com sintomas e cuidados necessários para o combate da dengue;
Discussão direcionada pelo professor sobre o tema, com incentivos para que os alunos exponham suas ideias;
Visualizações de charges e estabelecimento de relações entre a linguagem verbal e não verbal.
  • Leitura de textos jornalísticos – notícia - pelos alunos e comentários sobre as informações contidas, as características deste gênero textual e a reflexão sobre a realidade do município.
  • Correções gramaticais nos textos apresentados pelo professor.


RECURSOS

Para esta exposição serão utilizados o computador, o projetor e a caixa amplificadora de som;
Vídeos através de pen-drive.
  • Material impresso.
  • Panfletos.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá por meio de observação e participação que os alunos fizerem, sendo notada se estes ficaram atentos visando a obter lições para suas vidas.







Prof.ª Haviany O. Bitencourt
Prof. Sérgio G. L. De Oliveira
Prof. André G. Torres


domingo, 10 de março de 2013

Dica de português: verbo.

Isso sempre acontece nas redações de meus alunos.
Hora de aprender.
I

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ela é UMA MEMBRA ativa Ela é UM MEMBRO ativo?


De acordo com a norma-padrão, membro é uma palavra que não tem flexão de gênero. Assim, ao pé da letra, a frase correta seria: Ela é um membro ativo. Igualmente: Dona Maria é o membro mais antigo daquela instituição. / Ela é um membro muito ativo na comunidade. Na linguagem coloquial, porém, já é comum empregar-se a forma flexionada: “Ela é uma membra ativa”. / “Dona Maria é a membra mais antiga daquela instituição”. / “Ela é uma membra muito ativa na comunidade”.

Fonte

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exercícios sobre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas COM GABARITO

PRATIQUE E GARANTA SUA APROVAÇÃO.

Classifique as palavras quanto à tonicidade.

a) magnólias                           k) hífen
b) mesa                                    l) cipós
c) diretor                                m) técnico
d) balaústre                             n) faísca
e) computador                        o) passarinho
f) sozinho                                p) pássaro
g) muito                                  q) aula
h) problemático                       r) cocaína
i) também                                s) táxi
j) história                                 t) biologia


CONFIRA SUAS RESPOSTAS NESTE GABARITO.

GABARITO - Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas


Classifique as palavras quanto à tonicidade.


a) paroxítona                         k) paroxítona
b) paroxítona                         l) oxítona
c) oxítona                            m) proparoxítona
d) paroxítona                       n) paroxítona
e) oxítona                            o) paroxítona
f) paroxítona                        p) proparoxítona
g) paroxítona                        q) paroxítona
h) proparoxítona                   r) paroxítona
i) oxítona                              s) paroxítona
j) paroxítona                         t) paroxítona

O texto a seguir é uma história em quadrinhos produzida pelo cartunista Ziraldo.
Os acontecimentos ocorrem dentro de uma sala de aula. A professora pergunta ao Menino Maluquinho, “o que são oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?”.
ZIRALDO, Tá na hora da escola
http://blog.educacional.com.br

domingo, 3 de março de 2013

Sílaba tônica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona


Se você quer saber qual a sílaba tônica de uma palavra, chame por ela, grite. A sílaba que se estender será a sílaba tônica. Por exemplo, se você tem uma amiga que se chama Camila e quer gritar seu nome, você gritará "Camiiiiiiiiiiiila!”. A sílaba tônica da palavra “Camila” é “mi” porque você esticou o “i” da sílaba. Assim, se você tiver dúvida em alguma palavra, chame por esta palavra.Veja outros exemplos:

históóóóóóória = a sílaba tônica é o "tó".
meeeeeesa = a sílaba tônica é o "me".
janeeeeela =a sílaba tônica é o "ne".
Outra dica: se a palavra já vem acentuada, a sílaba tônica sempre será aquela que tem acento; 
Agora que você já sabe como encontrar a sílaba tônica, é só classificá-la quanto à tonicidade, ou seja:
Mas lembre-se: é preciso contar sempre da última sílaba escrita para a primeira. Se você for escrever CADEIRA, primeiro escreve CA, segundo DEI e por último escreve RA. Assim:

1) quando a sílaba forte for a última, chamamos  palavra de OXÍTONA. Exemplo: café;
2) quando a sílaba forte for a penúltima, chamamos  palavra de PAROXÍTONA. Exemplo: panela;
3) quando a sílaba forte for a antepenúltima, chamamos  palavra de PROPAROXÍTONA. Exemplo: mido;


Bons estudos!