Páginas
▼
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
E o projeto já está dando resultados...
O projeto sobre Consumismo Infantil desenvolvido com os alunos do CEEJA de Espigão do Oeste já começa dar resultados. Tenho postado aqui fotos onde esses alunos usam o computador para assistir a vídeos e ler artigos sobre o assunto em questão para, depois, produzirem um texto.
A produção textual abaixo é do aluno de Ensino Médio MANOEL ALVES DOS SANTOS JUNIOR. Para se chegar à produção final, a professora fez as interferências necessárias.
Vale a pena ler!
CONSUMISMO INFANTIL
Muitas das
famílias brasileiras enfrentam um problema (e às vezes nem sabem que o
enfrentam) com seus filhos que é o consumismo infantil. Esse fato é devido à
influência de propagandas de lojas e rótulos, televisão e até dos próprios
pais.
Quando saímos
pelas ruas vimos muitas vitrines com roupas e calçados de marcas famosas que
estão sendo usadas no momento e que atraem o público. Se uma criança ou
adolescente vê seu amigo com um desses produtos, logo pede para que seu pai o
compre também. Isso comprova que a propaganda tem um considerável poder de
sedução.
Podemos citar
também a televisão como um verdadeiro incentivo de consumismo. Quando um novo
brinquedo chega às lojas, é anunciado na TV. Então as crianças pedem e não
querem saber se os pais podem ou não comprar. Por outro lado, com todos esses
brinquedos que compram, não pensam no meio ambiente. Jogam os plásticos ou
queimam as caixas. Isso afeta os seres vivos, o ar e a água. Quanto mais se
consome, mais lixo é produzido.
Não se pode
esquecer que quem ensina as crianças a consumir muitas vezes são os pais.
Quando vão fazer compras, tudo que as crianças pedem eles dão.
Com base em
tudo que foi citado acima, os pais poderiam ensinar seus filhos a serem
consumidores moderados e incentivá-los a reciclar. Podem também procurar algo
de diferente para fazer com seus filhos como sair para passear e brincar
juntos, ou até mesmo, construir brinquedos com materiais recicláveis.